2012/11/26

O Cabo USB dos Trabalhos


Este fim-de-semana deparei-me com um caso caricato que penso poder servir de lição para muitas mais pessoas. Sendo frequente andar com um conjunto de gadgets a acompanhar-me para um lado e para o outro, e sabendo que a autonomia raramente é tão boa quanto seria desejável, opto por ter cabos de todos os tipos e feitios, com fartura, para facilitar as operações de recarregamento.

Felizmente hoje em dia isso quer dizer que na maior parte dos casos é suficiente um cabo com ficha microUSB.

Mas, este fim-de-semana deparei-me com uma estranha situação que já vinha a suspeitar há algum tempo, mas que agora ficou completamente demonstrada. Para evitar trocas e esquecimentos relativamente aos cabos oficiais dos equipamentos para reviews, por norma uso os meus próprios cabos microUSB e carregadores. No entanto, perante a "enchente" de equipamentos que tive nestes últimos tempos, fui obrigado a dar uso a alguns cabos que normalmente usava apenas para transferir dados... e qual não foi a minha surpresa quando descobri que ao final de um par de horas de recarregamento de alguns equipamentos, o seu nível de bateria estava exactamente no mesmo ponto!

Primeiramente suspeitei que o carregador (baratucho) não tivesse potência suficiente para recarregar os equipamentos... mas, lembrei-me de outra situação que tinha achado estranha há algum tempo atrás: quando usei um destes cabos com o adaptador de micro-USB para ficha Lightning da Apple, e um iPhone 5 se tinha queixado dizendo que "não é possível carregar com este acessório". Fiquei um pouco surpreendido que o adaptador não desse para recarregar um iPhone... mas na altura deixei passar.

Mas agora, a suspeita recaia sobre os cabos: será que estes cabos microUSB é que estavam na origem do problema?

Substitui os cabos micro USB pelos cabos originais fornecidos com os equipamentos (mas usando o meu carregador de tomada)... e eis que em poucos minutos o indicador do nível de bateria já mostrava que estavam a carregar como seria esperado. E para tirar as teimas, peguei num cabo micro USB que me inspirava mais confiança, experimentei com o tal adaptador para a ficha Lightning Apple... e o iPhone já não se queixava de não poder recarregar. Estavam encontrados os culpados - os cabos baratuchos micro USB "dos chineses"!


Confesso que não é a primeira vez que descubro que "há cabos e cabos"... nos tempos em que tinha que andar com cabos de bateria na mala do carro (bateria a dar as últimas...) rapidamente descobri que com uns cabos de baixo custo, por vezes nem conseguia colocar o motor a funcionar - mas que usando uns cabos que "impunham respeito" de um mecânico, a coisa ia logo à primeira. (Ainda por cima, foi da maneira que reparei que embora os meus cabos fossem "grossos"... aquilo era apenas plástico: os cabos condutores propriamente ditos eram de secção ridícula!)

Aqui no caso dos cabos microUSB o que acontece é precisamente o mesmo: embora tenham "plástico grosso", aposto que os fios condutores no seu interior deverão ter um diâmetro idêntico ao de cabelos! Ou seja, suficientes para transferir dados (e sabe-se lá até que ponto) mas insuficientes para transportar corrente suficiente para recarregar seja o que for.


Fica o alerta, para que caso alguma vez se deparem com fenómenos idênticos já estejam sensibilizados para uma das potenciais causas.

... O problema é que não há grande forma de podermos distinguir um cabo bom de um mau: ser barato ou caro, ou ser "grosso" não será garantia da qualidade do cabo internamente. A única coisa que se poderá fazer é comprar um de uma marca que inspire alguma confiança, e acreditar que aquilo não seja só "plástico".

12 comentários:

  1. Já tive, numa emergencia, de recorrer a um simples cabo USB (USB A - USB B) comprado nos chineses para ligar uma impressora e qual não foi o meu espanto quando nunca sequer consegui que a impressora fosse reconhecida no PC e ao tentar reconectar o cabo reparo que após escassos 10segundos ligado o cabo estava a escaldar... Esse cabo nunca mais foi ligado onde quer que fosse e eu nunca mais comprei nada do género nos chineses...

    ResponderEliminar
  2. a mim acontece-me o contrário, o cabo carrega mas não passa dados :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamente o mesmo me acontece....

      Eliminar
    2. Também tenho desses. Carregar ate carrega. Dados e mentira. Chinês no seu melhor :)

      Eliminar
    3. Também tenho desses. Carregar ate carrega. Dados e mentira. Chinês no seu melhor :)

      Eliminar
  3. Aconteceu-me o mesmo esta sexta com o meu Raspberry PI recem comprado , até pensei que estava avariado .... era a m3rda do cabinho do chinês , com o do telemovel funcionou logo !

    ResponderEliminar
  4. O problema dos cabos USB está mais relacionado com o comprimento do que propriamente com o diâmetro. O meu conselho é não usar cabos com mais de 3 metros de comprimento e quanto mais curto mais fiável. Em relação ao diâmetro quando um condutor limita a passagem de corrente faz de fusível. Concordo que é preciso ter cuidado com os cabos chinocas.

    ResponderEliminar
  5. Não sei qual o problema mas a mim acontece o seguinte (ainda agora testei).

    Tenho um BB e um Nokie E71. Com o cabo do bb carrego este e o nokia, com o cabo da Nokia, e nokia so da para transferir dados e não carrega mas o BB carrega e liga por dados.

    Vicissitudes da vida...

    ResponderEliminar
  6. Com as extensões elétricas e triplas existe um problema semelhante, se bem que as consequências podem ser bem mais graves.
    Os chineses não gostam muito de gastar dinheiro em cobre e normalmente as triplas têm menos fios e uma espessura bastante menor que a recomendada para potência indicada. O resultado é que quando a carga é superior a 1500/2000 watts devido ao efeito de Joule o cabo começa a aquecer. Por isso, muito cuidado ao comprar extensões e triplas que sejam para ligar a equipamentos de elevado consumo.
    Se for apenas para ligar uns carregadores de tlm, uns rádios, ou aparelhos de baixa potência, devem estar safos, caso contrário verifiquem a qualidades das vossas triplas.

    LPT. E NUNCA LIGUEM TRIPLAS EM SÉRIE

    ResponderEliminar
  7. Atencao ao comprimento dos cabos USB!! Pois quando os cabos passam de 1 metro a probabilidade de terem problemas sobe exponencialmente!! Evitar ao máximo cabos longos!! Sejam eles de origem ou do chines!!

    ResponderEliminar
  8. Eu tive um problema semelhante quando resolvi comprar um cabo dos chineses USB para o samsung i900 . Quando o liguei pareceu tudo normal, obtinha acesso aos dados do telemóvel e este indicava que estava a ser carregado. A minha surpresa foi passado alguns minutos os telemóvel desligar-se. Conclusão quando ligo aquele cabo além da bateria não carregar, esta começa a esgotar-se muito mais depressa. Conclusão: cabos dos chineses nunca mais.

    ResponderEliminar
  9. Talvez fosse uma boa noticia, uma recomendação de cabos bons e baratos

    ResponderEliminar