2012/12/15

Ensino Errado/Simplificado da Física


Até que ponto é que deveremos simplificar as coisas... mentindo? O seguinte vídeo aborda a questão de se mentir descaradamente às crianças e adolescentes, apresentando-lhes as leis da física em versão simplificada - que poderá ser feito com "boas intenções", mas que poderá também "formatar" o seu cérebro e impedir que desde cedo os seus horizontes, raciocínio, e até imaginação, possam abraçar as maravilhas da complexidade do nosso universo.

Acima de tudo, penso que existe também um grave problema de "apresentação". Uma boa apresentação é tudo o que é necessário para transformar uma qualquer aula aborrecida cheia de complicadas fórmulas matemáticas, em algo entusiasmante e cativante que nos deixará a pensar sobre o assunto durante horas, dias, meses... ou até vir a afectar todo o nosso futuro.

Seria assim tão negativo se desde crianças nos fossem ensinadas as leis da física, as "reais" (ou pelo menos, as mais reais que temos conhecimento), e que desde logo seriam certamente capazes de cativar a atenção dos alunos, por nem tudo ser exactamente como pode parecer que é?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)