2012/12/18

Livros Escritos por Computador


Qualquer aspirante a ser autor, já terá imaginado escrever um livro de sucesso. Com sorte, talvez dois ou três; e certamente sonhado em poder ser um dos poucos em que cada livro que escreva seja "sucesso garantido". No entanto... quantos livros imaginam ser possível escrever num ano, ou numa década?

Esse é um problema com que Philip M. Parker não se preocupa, pois conta com o impressionante número de mais de 100 mil livros seus à venda na Amazon (e mais de 700 mil da sua empresa)!

Não, Philip Parker não é um homem com oito braços capaz de escrever a velocidade sobre-humana, mas... arranjou forma de colocar os computadores a escrever por ele. Usando um algortimo patenteado, o seu sistema consegue gerar livros sobre os mais variados temas em menos de 30 minutos.




Não se trata de criar nenhuma obra prima... mas... considerando o custo praticamente nulo de escrever cada um destes livros, toda e qualquer venda representará uma enorme margem de lucro.

E, Parker imagina já um futuro onde o seu sistema não se limite apenas a palavras escritas, e possa gerar vídeos, permitindo criar automaticamente noticiários, workshops, e toda uma vasta gama de programas "automáticos" que certamente fariam as delícias de qualquer operador de televisão desejoso de ter conteúdos temáticos a passar 24h por dia.

Mas, imagino que a evolução eventualmente lhe passe a perna - já que prevejo que se torne igualmente inevitável que este tipo de coisa, em vez de estar a ser feita ao estilo "spam" a inundar as lojas com milhões de livros, venha a poder ser feita a pedido, por cada um de nós. Ou seja... em vez de ir comprar um livro automático à venda na Amazon, porque não fazer um pedido ao nosso assistente no Smartphone, para que nos prepare um livro/dossier/filme/etc. sobre determinado tema, e que isso nos seja apresentado?

... No futuro vão olhar para trás, para o tempo que os livros e programas eram escritos e feitos manualmente, e achar-nos muito estranhos. :)

1 comentário:

  1. Tudo muito bom para livros "secos", mas nunca será autorizada a personalidade e experiência de um autor.

    ResponderEliminar