2012/12/05

Metade dos Lucros da App Store vão para 25 Developers


Por vezes apetece comparar as modernas App Stores à loucura que assolou milhares de pessoas nas históricas "corridas ao ouro". Todos nós conhecemos aqueles casos de sucesso, onde um qualquer developer, fazendo uma App no seu tempo livro, ficou "milionário" da noite para o dia ao criar uma App que teve enorme sucesso.

No entanto, interessará relembrar que esses casos são a excepção e não a regra. Por exemplo, na App Store e Google Play, ambas com mais de meio milhão de Apps, apenas uma pequena percentagem delas gera lucro - e para tornar o panorama ainda mais desolador - metade desses lucros vão parar aos cofres de apenas 25 developers.

E desses 25, apenas um não era uma empresa de jogos (a Pandora, com o seu serviço de música/rádio) - todos os restantes são empresas como a Disney, Electronic Arts, Gameloft, Glu, Kabam, Rovio, Storm8, Zynga, etc.

É certo que continua a ser possível a um qualquer developer desconhecido acertar na lotaria, e criar um mega-sucesso que torne os seus sonhos realidade - mas antes que se proponham a fazê-lo, poderá ser mais prudente tomarem um vigoroso duche de água fria para cairem na realidade, e considerarem que a coisa não será tão fácil como pode parecer. Começando desde logo pelo facto de: como é que alguém vai dar com a vossa App no meio de 700 milhões de outras Apps? (Mesmo se para isso poderão contar com a ajudar do Apps do Android e Apps do iPhone... No Apps do Android até já criamos um formulário para poderes sugerir Apps que queiras dar a conhecer. :)

1 comentário:

  1. Esses 25% é a média das plataformas?
    Por exemplo na plataforma android o custo de ser programador é uma inscrição de 25€.

    Tendo em conta que a maior parte dos utilizadores a nível mundial tem um equipamento android, é certo que para se ter prejuízo basta fazer uma app má, mas parece-me mais difícil a probabilidade ser de 75%.
    De qualquer forma pelo que percebi esta percentagem é do mercado americano apenas.

    Entre janeiro e outubro os lucros das apps pagas, aumentaram 12.9% no IOS e 300% na plataforma Android.

    ResponderEliminar