2012/12/05

As Estações do Ano

No seguimento de algumas dúvidas que surgiram quando falamos do Sol, hoje vamos abordar a questão das Estações do Ano.

Para começar, as designações e épocas das estações do ano são algo que não está "fixo". Inicialmente haviam só duas estações do ano, o período frio e o período quente. Como é fácil de imaginar, o período quente veio dar aos actuais Primavera e Verão e o frio ao Outono e Inverno. Apesar de no Ocidente dividimos o ano em 4 estações, vários países no mundo dividem-no de maneira diferente. Na China há cinco estações, na Índia há quatro, por exemplo. Nestes países, para além da diferença climatérica há também uma presença cultural neste fenómeno.

Mas então vamos responder à pergunta proposta: Se no Verão do hemisfério norte é quando a Terra esta mais longe do Sol, então porque esta mais calor que no Inverno?

A resposta é simples. as estações do ano não têm a ver com a proximidade da Terra ao Sol mas sim com a inclinação do eixo do planeta.



O eixo da terra não é perpendicular ao plano da translação da Terra em relação ao Sol. O eixo está inclinado em cerca de 23,5º em relação a este plano. Portanto, quando o eixo aproxima o hemisfério norte do sol, há maior incidência de raios nessa parte da Terra, o que torna os dias mais longos e a temperatura em média mais alta. Logo, mesmo estando no ponto mais longe do Sol no seu período de translação, o facto de a Terra estar inclinada para o Sol, o hemisfério norte será mais quente.

Imaginem então agora o que acontece no Verão no hemisfério Sul onde para além de estarem inclinados para o Sol, ainda estão mais próximos deste. É por isso que as estações no hemisfério sul atingem extremos superiores aos do nosso hemisfério Norte.

[por Pedro Cabido]

4 comentários:

  1. E agora outra pergunta, para ver se há muitos leitores do AADM curiosos por esta temática.

    A temperatura média anual é igual nos dois hemisférios?
    Se não, qual é o mais "quente", e porquê?

    ResponderEliminar
  2. @Pedro, o último parágrafo necessita de ser revisto.

    ResponderEliminar
  3. A órbita elíptica da terra tem um efeito negligenciável na diferença entre climas sul/norte. A origem está relacionada com a proporcionalidade superfície /agua/terra, e pelas correntes marítimas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confirmo, afinal de contas o que são 500 mil Km em 150 milhões de Km.

      Eliminar