2012/12/13

Notícias do Dia

Hoje continuamos a ter prendas para te dar do nosso cabaz de Natal, sendo que desta vez temos um apetecível Nokia Asha 300 para te oferecer. Um dia que marca também o regresso do Google Maps ao iOS, a nossa análise ao Nexus 10, e que está também recheado de muitas outras notícias, que poderão ver já a seguir:


Google actualiza Currents, Drive, Search, Earth para Android

O Google lançou hoje o Google Maps para iOS, mas para demonstrar que não se esquece dos utilizadores Android tem também disponível uma "carrada" de actualizações à vossa espera. Embora a maioria sejam apenas os famosos "bug fixes", no caso do Google Currents há mesmo novidades visíveis.


O Google alterou o interface para que seja mais rápido e simples poder rapidamente navegar entre as notícias, e com layouts que se ajustam automaticamente ao tamanho de ecrã do vosso dispositivo (imagino que ficará a matar no Nexus 10! :)

Passa também a ser possível marcar notícias com a "estrelinha" para ficarem guardadas para referência futura, indicação de histórias lidas/não lidas, e também um widget para que possam colocar o Currents no vosso ecrã principal.




Lotaria dos novos gTLD


Aos poucos lá nos vamos aproximando do dia em que a internet vai ser uma maior "salgalhada" do que já é, com centenas de novos domínios de topo que farão com que seja possível encontrarmos endereços como: happy.christmas; drink.pepsi; ou free.money.

Este domínios de topo, que se juntarão aos nossos velhos conhecidos .com, .net. .org, .pt (e todos os outros) são vistos como um bem extremamente preciso, e que muitas empresas querem apanhar.

Agora, estamos prestes a chegar ao primeiro sorteio que determinará quais os domínios que terão prioridade sobre os demais (e também resolver as situações de conflito, onde mais que uma empresa deseje o mesmo domínio).

Sinceramente... não sei mesmo até que ponto estes novos domínios irão ter sucesso... olhe-se para o caso dos .info, .mobi, e outros já existentes... e ainda não conheço nenhum caso de "grande sucesso" que os use exclusivamente.


Vulnerabilidade no IE dá acesso aos movimentos do rato

Se estão a visitar este site usando o Internet Explorer, fiquem sabendo que bem poderia estar a monitorizar o movimento do vosso rato, mesmo que tivessem minimizado o browser. Uma vulnerabilidade que afecta os Internet Explorer do 6 ao 10, e que poderá colocar em risco os utilizadores que usem sistemas como o dos teclados virtuais nos bancos (que são eles próprios utilizados para aumentar a segurança e evitar os keyloggers.)




Google sem Interesse em fazer Apps para Windows 8

Não será certamente aquilo que a Microsoft gostaria de ouvir, mas o Google diz que não tem interesse am fazer apps para o Windows 8, defendendo-se de que existem ainda um volume bastante reduzido de utilizadores. Não deverão portanto esperar uma App do Gmail, e outras, para breve.

... Pelo menos, deixam em aberto a hipótese de reconsiderarem, caso o panorama se altere.

E falando ainda de Google...


Página de Pesquisa directamente no Browser
Preparem-se, pois em breve poderão deparar-se com a página de pesquisa do vosso motor de busca favorito directamente integrado nas páginas "em branco" do vosso Chrome. O Google diz que mesmo com a omnibox, que permite que as pessoas pesquisem directamente, muitas pessoas continuam a navegar até à página do Google e só depois introduzem o termo a pesquisar.

Assim, vão começar a fazer algumas experiências que permitem uma maior integração dos motores de pesquisa com as páginas do browser, para tentar tornar a coisa mais eficiente. (E sendo um sistema aberto para que os utilizadores possam usar outros motores de busca caso o decidam.)


Amazon Instant Video no iPhone e Samsung TVs
A Amazon está a levar o seu Instant Video a cada vez mais dispositivos. E se por um lado isso será saudável, por outro lado começa a fazer-me suspeitar que o futuro poderá não ser tão agradável como se pode imaginar - a não ser que entretanto se assista a uma qualquer revolução (bem necessária!) nos copyrights.

É que se agora já nos temos que ver a braços com operadores de TV por cabo que nos impingem os canais que não nos interessam, para se poder ter os poucos que interessam... imaginem só um futuro onde alguns conteúdos passem a estar exclusivamente disponíveis numa TV da Sony, ou da Samsung, ou da LG, etc.

Infelizmente, em vez de se usar a tecnologia para tornar o acesso universal aos conteúdos mais fácil e práticos... temo que se esteja a usar a tecnologia para complicar desnecessariamente as coisas. E começamos logo pelos malfadados "conteúdos não disponíveis na sua região"... como se isso fizesse qualquer sentido nos dias de hoje.


Curtas do Dia

Resumo da Madrugada

2 comentários:

  1. Escapou-te uma "notícia do dia" que, a bem dizer, não dá para acreditar:

    "Is Samsung’s Chief Strategy Officer a Closet Apple Inc. (AAPL) Fan?"
    http://www.insidermonkey.com/blog/is-samsung%E2%80%99s-chief-strategy-officer-a-closet-apple-inc-aapl-fan-32138/

    Então eu sou o estratega da Samsung e admito que em casa uso produtos da Apple e elogio-os ?!

    Deve-se dizer a verdade ... sim, mas não tanto ! Eu acho que vai passar a ex-estratega.

    http://www.insidermonkey.com/blog/is-samsung%E2%80%99s-chief-strategy-officer-a-closet-apple-inc-aapl-fan-32138/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não "passou", está para amanha em post dedicado. :)

      Eliminar