2013/01/31

Apresentação Bose VideoWave II em Portugal

Depois de ter supreendido o mundo com o seu sistema VideoWave, a Bose volta à carga com uma nova versão, melhorada, do sistema: o VideoWave II. A apresentação nacional decorreu em Lisboa, e o nosso incansável Luis Correia esteve lá para nos contar como foi.



Não é todos os dias que somos convidados para ver e ouvir ao vivo um dos novos sistemas de uma marca como a Bose, e por isso mesmo foi com especial prazer que aceitamos o convite da ABC, Lda. para este evento onde ficaríamos a conhecer uma "novidade" que não nos foi revelada de antemão.


Fomos acolhidos de forma informal e simpática, e ficámos em amena conversa com os restantes participantes do evento. Como o primeiro grupo já estava no pequeno auditório, houve um compasso de espera até que pudéssemos assistir à novidade que seria apresentada. Tempo esse que aproveitámos para conhecer alguns dos produtos expostos, tais como auscultadores e docas para iPhone/iPod, assim como altifalantes com bluetooth e airplay.



Entrámos para o auditório e deparamo-nos logo com um LCD de 55" rodeado por um sistema de som típico Bose (aquelas pequenas colunas que impressionam tudo e todos pelo som "enorme" que produzem). A presentação tem início, com um pedido de desculpas por ser em inglês mas que devido à específicidade da demonstração seria difícil traduzir para Português.

O produto que foi apresentado dá pelo nome de Bose Video Wave II e não é um simples LCD como pode parecer à primeira vista, mas sim um completo sistema de áudio e vídeo multimédia totalmente integrado e que dispensa as inestéticas e potencialmente problemáticas colunas adicionais e subwoofers (espaço para as colocar, passar os cabos respectivos, etc. etc.)

O sistema VideoWave é o resultado de dez anos de investigação e desenvolvimento e a inovação passa por conseguirem dois feitos notáveis. O primeiro é terem conseguido colocar um sub-woofer integrado no ecrãa e com apenas 18 cm de profundidade.

Bass wave guide
O outro é o sistema de projecção de som recorrendo a um conjunto de sete altifalantes de médios e agudos através do "Phase Guide", que consegue posicionar o som de forma a substituir todas as outras colunas típicas de um sistema 5.1 .


Speakers posicionais
Este sistema é gerido por uma caixa de controlo a que dão o nome de LifeStyle e que já tinha sido usada anteriormente por outros sistemas de som. É nesta caixa que ligamos todo o tipo de equipamentos periféricos (leitores de CD/DV/Bluray, consolas de jogos, etc.) de forma simples e guiada pelo sistema passo a passo e sem complicações.

Graças ao novo comando Bose Unify todos equipamentos podem ser controlados com um único comando, que aprende os telecomandos dos outros através de um processo de aprendizagem e detecção onde nos é pedido para carregar uma certa sequência de teclas no comando a substituir. Depois de estar identificado, é o sistema da Bose que comanda todos os outros sistemas periféricos, através de um menu contextual e simples de usar.

Durante a sessão de perguntas, respostas e esclarecimentos, ficamos a saber que, apesar de termos uma caixa de controlo com tanta tecnologia, esta não contem qualquer decoder multimédia para além de mostrar fotos JPG.

O certo é que, apesar de estarmos a falar de um sistema integrado cujo preço de venda ao público começa nos 5799 € para a versão de 46" LCD convencional, continuaremos a necessitar de mais uma "caixa" media center que sirva para fazer a reprodução de filmes em formato digital.

Mantendo-se fiel às suas origens sonoroas, se só quisermos ouvir música o módulo de TV é desactivado por completo, permanecendo apenas activo o sistema de som.

Enfim... um sistema que não deixará de impressionar quem entrar numa sala esperando encontrar o habitual amontoado de colunas 5.1 e um volumoso subwoofer... e apenas vir um LCD pendurado na parede. Seria interessante ver alguém a tentar convencer os amigos que realmente não existem colunas escondidas e que tudo é feito apenas pelo VideoWave II.

Se tiverem sala à altura, apreciarem o bom som, e não tiverem constrangimentos orçamentais, é definitivamente um sistema que deverão considerar.





Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)