2013/01/21

Google Paga pelo Tráfego à Orange


Fazem-nos crer que na internet, todos os dados são iguais... mas como já dizia George Orwell no seu Animal Farm, parece que há uns dados que são "mais iguais" que outros. O Google é um dos grandes defensores da neutralidade da internet, que pretende proteger essa igualdade de tratamento de todos os dados quer percorrem a rede mundial.

No entanto, essa é uma "ilusão" que rapidamente choca com a força da realidade, quando alguns operadores descobrem que grande parte do seu tráfego está a ser consumido por uma única empresa. Para minimizar isto, os grandes gastadores de tráfego (como o Google) já vão criando redes próprias de ligação a vários pontos do mundo, assim "poupando" as redes públicas - ou usando serviços de distribuição especializados. Mas... parece que estamos a entrar numa fase um pouco mais "perigosa". A Orange, empresa francesa de telecomunicações veio gabar-se em público de que o Google lhe paga pelo tráfego que passa pelas suas redes mobile.

Ora... ainda não se compreende muito bem porque motivo o Google terá aceitado este tipo de negócio, quando supostamente deveria ser um dos grandes defensores da neutralidade - e bem que poderia trazer a público qualquer tipo de "pressão" em sentido contrário, que imediatamente ganharia o apoio generalizado de todos os utilizadores de internet. Assim, ficamos a interrogar-nos porque motivo o Google acha que faz sentido pagar a um operador pelo tráfego que lá passa, quando ainda por cima bem sabemos que nos dados "mobile" todo e cada kilobyte é pago a peso de ouro pelo consumidor final... Se a Orange está tão satisfeita com que seja o Google a pagar a conta, então o mínimo que poderiam fazer seria não contabilizar todo o tráfego feito nesses serviços: Gmail, Google, YouTube, etc... com acesso ilimitado. Não seria isso o mais correcto? Ou, é preciso relembrar a ganância que domina nestas empresas, e onde o próximo passo parece ser passar a cobrar duas vezes pelos mesmos dados: ao utilizador e ao fornecedor!

3 comentários:

  1. Mas tens ideia se para o consumidor final o preço em França é +/- igual em todas as operadoras, ou no caso da Orange há "preço especial"?
    Se for esse o caso o cliente final é que sai a ganhar.

    ResponderEliminar
  2. Isto é muito mau precedente. Agora vão os ISP todos pedir dinheiro ao Google.

    ResponderEliminar
  3. Não aqui "almoços grátis". Ao contrário do que pensam muitas "ovelhas" por essa internet à fora, a Google é uma empresa como qualquer outra, que visa o lucro e logicamente quer que seus produtos sejam acessíveis da melhor maneira possível ao seu publico alvo. Com um grande tráfego direcionado a sites Google, haveria a possibilidade das operadoras realizarem traffic shapping especificamente para esses sites. O que a Google fez foi subornar a Orange para que seu público não fosse incomodado com limitações de tráfego, mais ou menos como algumas empresas de transporte faziam há tempos para que seus camiões não fossem parados pelas autoridades.

    ResponderEliminar