2013/01/28

Notícias do Dia

Já relembramos o terceiro aniversário da apresentação do iPad, e o impacto que veio a ter no panorama tecnológico; porque motivo os vídeos do Homem na Lua não podem ser falsos; vimos também uma câmara GigaPixel aerotransportada que poderá ser o mais desejado brinquedo de um "Big Brother"; e para além de tudo isso e muito mais... temos ainda as notícias do dia que se seguem:


59% dos Tablets Android nos EUA


Indepentemente das estatísicas valerem sempre o que valem... eis umas que parecem indicar que a maioria de utilizadores de tablets Android está... nos EUA, com quase 60% do mercado dos tablets Android. Um número que poderia ser difícil de acreditar, mas que rapidamente fica explicado pela inclusão do Kindle Fire e outros ebook readers baseados em Android, como o Nook. (Embora fique admirado pelo Nook estar à frente dos restantes tablets Android.)

Espero que com o lançamentos dos Nexus 7 e Nexus 10, a coisa possa vir a modificar-se no futuro. E não deixa de ser igualmente interessante que Espanha esteja ali bem posicionada, com 2% da quota mundial (quem sabe, à custa dos seus tablets bq e outros semelhantes.)

O que é certo é que entre Android e iOS, já levam 92% da quota de mercado mundial (nos equipamentos vendidos no último trimestre de 2012). Não vai ser fácil para que outra plataforma mobile se intrometa no meio destes dois.




Ciberdúvidas no iOS e Android


Se são utilizadores frequentes (ou ocasionais) do Ciber Dúvidas, um espaço privilegiado onde se podem tirar todo o tipo de dúvidas sobre como utilizar o português correctamente, vão gostar de saber que a partir de agora poderão fazê-lo mais comodamente a partir dos vossos smartphones, graças a esta app desenvolvida pela Fundação Vodafone Portugal.

A App está disponível para iOS e para Android.


Cinemagram com Edição

Poderá ter sido coincidência, mas o que é certo é que o anterior "menino bonito" das fotografias animadas - o Cinemagram - passou a contar com o modo de edição que permite combinar mútiplas animações para permitir criações mais complexas, mesmo a tempo de se poder considerar ter sido uma resposta ao Vine do Twitter.


Vine dá Destaque a Vídeo Pornográfico


Não será surpresa que em qualquer nova rede de partilha de conteúdos visuais, inevitavelmente se tenha que lidar com conteúdos inapropriados e pronográficos. O que não se esperaria é que um desses vídeos fosse colocado em destaque pelos editores, fazendo com que chegasse a muitos milhares de utilizadores que não teriam intenções de o ver. Mesmo estando "protegido" por trás de um aviso que alerta que se trata de conteúdo inapropriado, foi uma falha que o Twitter disse ter-se devido a falha humana, e que não se deverá voltar a repetir.

Para quem o quiser repetir deliberadamente... é só procurar pela hashtag #porn, que certamente não terá falta de outros vídeos.

E por falar em hashtaghs...

França proibe "hashtags"
Já sabemos que os franceses levam a sua língua bem a sério, especialmente quanto à recusa de termos estrangeiros - e particularmente ingleses. Por isso é que por lá temos preciosidades como "logiciel" em vez de software... e, admito que até estão plenamente no seu direito - embora possa parecer um pouco anacrónico quererem manter a sua língua tão pura que... correm o risco de ficar cada vez mais isolados e distantes da realidade "real".

Não sei se os jovens franceses irão acatar a decisão, mas pelo menos em todos os documentos oficiais e também na comunicação social, a palavra hashtag deverá ser substituída por... esperem só... "mot-dièse". Sim, tornar-se-á numa preciosidade quase tão engraçada como "logiciel". Mas pronto, em França mandam os franceses... (se tivessem por lá os que por cá gostam de desacordar nos acordos ortográficos é que ia ser bonito).

Curtas do Dia



Resumo da Madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)