2013/01/28

Sony Super Top Emission OLEDs


Tal como nos LCDs temos diversas diferentes tecnologias, que garantem maior/menor qualidade/custos - com os LCDs STN, TFT, e os mais apetecíveis do momento, os IPS - também nos OLEDs temos o mesmo tipo de situação, que irá certamente começar a ser usado pelos fabricantes para demonstrar a superioridade da sua tecnologia face à dos concorrentes.

Com os televisores OLED a prepararem-se para começar a chegar em força ao mercado este ano (a preços ainda proibitivos para a maioria das carteiras), hoje vamos ficar a saber em que consiste a tecnologia Super Top Emission da Sony.



O Super Top Emission é uma tecnologia que assenta no conceito de Top Emission. Se se lembram de vos ter falado dos sensores de imagem backside illuminated, o conceito é idêntico: em vez de fazer a luz dos OLEDs atravessar parte do circuito (reduzindo a quantidade de luz que chegará aos olhos dos utilizadores), inverte-se o processo de forma a que a luz tenha menos obstáculos à sua frente.


No caso do Super Top Emission, a Sony conseguir desenvolver um sistema que dispensa o polarizador, e usa microcavidades que garantem que apenas o comprimento de onda desejado será visto, aumentando o contraste e a qualidade da cor gerada pelos subpixeis RGB OLED.

Em contraste, outros fabricantes têm optado por usar subpixeis brancos, que depois contam com um filtro colorido - mas que faz com que também se perca grande parte da luz produzida.

O melhor é espreitarmos ao vivo estes televisores OLED assim que começarem a chegar às lojas. Até lá, é ir poupando... e poupando... e esperar que rapidamente baixem de preço.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)