2013/01/27

Vídeos do Homem na Lua não são Falsos porque...


Ainda no outro dia celebramos o 43º aniversário da chegada do Homem à Lua, e também abordamos a origem da famosa frase de Armstrong ao pousar o pé pela primeira vez fora do nosso planeta, e eis que novamente a questão da veracidade dos vídeos que mostram isso volta a estar no centro das atenções.

É engraçado ver como, tantas décadas depois, ainda continua a haver tanta polémica em torno destas imagens, com algumas pessoas a tentarem demonstrar - de 1001 formas - que os vídeos das missões Apollo na Lua são falsos.

É certo que o meu avô, que já não anda por cá há algumas décadas, sempre se recusou a acreditar que o Homem tivesso ido à Lua... Mas uma coisa é o meu avô, pessoa que assistiu a duas guerras mundiais e que ainda fez vida a vender carvão - outra coisa é alguém que tem à sua disposição toda uma "internet" de conhecimento para se informar melhor sobre as coisas.

O vídeo que anda a fazer sucesso é este "Moon Hoax Not" de S G Collins, que tenta uma abordagem diferente na refutação de que os vídeos lunares não são falsificados... pelo simples facto de que tal não seria tecnicamente possível em 1969.

(Relembro que até os Mythbusters já tentarem recriar uma falsificação e verificar muitos dos aspectos apontados pelos que apregoam a falsidade dos vídeos... e demonstraram que não há de facto nada de errado com os vídeos.)

Vejam os aspectos técnicos apontados no seguinte vídeo... e digam-me o que acham:


[via the verge]

5 comentários:

  1. Além disso os soviéticos acompanharam de perto as missões lunares. Tão de perto que se bem me recordo, os astronautas da Apollo 17 até filmaram uma dessas sondas soviéticas em órbita. (a partir do solo lunar)
    O vídeo está fantástico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poderiam tentar enganar o povo (mas pelo vídeo apresentado nem isso seria possível) e como diz o arunce, os soviéticos seriam os mais interessados em desmascarar os americanos. Se não o fizeram, é porque realmente Neil Armstrong e Buzz Aldrin pisaram a lua em 1969.
      Gostei do vídeo.

      Eliminar
  2. Com a tecnologia cinematográfica da época seria impossível produzir um vídeo falso com tanta perfeição. Por exemplo, ainda até há pouco tempo qualquer simulação de falta de gravidade ou baixa gravidade era facilmente detectada, enquanto que naquele video isso não acontece.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comentei antes de ver o video...
      Mas já o vi e acho-o excelente!

      Eliminar