2013/02/06

(Ainda) as Inconsistências do Android

Já todos sabemos que não há sistemas perfeitos, e por muito que se goste de um ou outro, há sempre alguns pequenos pormenores - ou até mesmo falhas flagrantes - que gostaríamos de ver corrigidos.

Antes que alguém se lembre de começar com as habituais conversas de fanboys e fanatismos (para as quais não tenha paciência), relembro que isto é algo que afecta todos os sistemas - será preciso relembrar as coisas que repetidamente tenho criticado no iOS (sim, o raio do icon do relógio preso sempre na mesma hora, enquanto que o do calendário - felizmente - é dinâmico; e também a app de meteorologia sempre com o seu Sol e temperatura de 23º).

Mas, para que fique ainda mais claro, as críticas que se seguem ao Android chegam-nos de um site que não esconde as suas preferências: o Android Police.

Críticas que chegam num "segundo capítulo" depois de um post que inicialmente se referia ao Android 4.1. Com a chegada do 4.2, é tempo de ver quais foram corrigidas e quais se mantêm inalteradas.

Felizmente, algumas delas foram corrigidas - outras foram alvo de modificações mas continuam a deixar a desejar, como o caso caricato da calculadora, onde o Google parece não conseguir acertar com o alinhamento certo para o botão do CLR:


Pelo meio ficam coisas mais graves como a completa aventura que continua a ser a utilização do botão de "back", a opção por métodos que pioram a experiência que se tinha antes (como os menus de selecção circulares com opções que ficam escondidas debaixo dos dedos); ou ainda Apps oficiais que são autênticas aberrações incompreensíveis (como o Google Music).


Mas, é também verdade que a maior parte das coisas são "detalhes" que podem facilmente corrigidos, e felizmente o Android já chegou a uma fase em que pode começar a desviar recursos para esta área, proporcionando uma experiência de utilização que seja cada vez mais agradável e coerente.

Goste-se ou odeie-se, ninguém pode ficar indiferente aos avanços que o Android tem tido... e não por ter algumas coisas por melhorar que um equipamento desta plataforma deixa de ser uma excelente opção - particularmente se for um Nexus 4 (ou outro membro da família Nexus recente. ;)

21 comentários:

  1. O botão de "back" não é um problema, é assim que funciona, ponto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Really, nothing has changed regarding the unpredictable behavior of the back button. It's still horribly confusing for a normal person."

      Eliminar
    2. Lá por ser assim que funciona não quer dizer que deva ser assim que funcione. ;)

      Eliminar
  2. Eu acho que devemos ser condescendentes com este tipo de erros porque claramente o programador tem uma grave deficiência visual :)

    A malta também não deixa passar nada,aquilo mal se nota :)

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que devemos ser condescendentes com este tipo de erros porque claramente o programador tem uma grave deficiência visual :)

    A malta também não deixa passar nada,aquilo mal se nota :)

    ResponderEliminar
  4. É completamente determinístico, é errado dizer o contrário. Para mim, pessoa quase normal, não me incomoda nada, uso sem queixas e não sinto necessidade de melhorar.
    Aceito facilmente que outro comportamento poderia ser melhor para alguns utilizadores, mas como está está bem para muitos outros.

    ResponderEliminar
  5. Tinha escrito um texto grande sobre isto e perdi-o. vou resumir: o botão é completamente determinístico, está errado dizer que não é.
    Pode não ser a melhor opção de funcionamento para a maior parte da gente, mas não está "avariado"! :)

    (btw, unpredictable está aqui a caixa dos comentários disto!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que tu chamas determinístico poderá não ser o determinístico que a maioria das pessoas espera, como o moço já tinha relatado aqui.

      A não ser que aches que uma vezes atirar-te para o ecrã anterior, outras vezes para ecrãs em que nunca estiveste, e outras vezes saltando N ecrãs para regressar ao primeiro... seja determinístico.

      Está mal, e não há volta a dar.

      Eliminar
    2. Conheço bem essas situações, nenhuma delas é aleatória como o moço diz. Pessoalmente acho o comportamento aceitável e não sinto necessidade de alterações, mas acredito que faça confusão a muita gente e compense mudar. Isto não quer dizer que esteja mal ;)

      Eliminar
  6. Aqui o linux fanboy acha que deveríamos fazer uma discussão com os maiores bugs do linux qua acham, como sou fanboy eu quero é as coisas corrigidas não é escondidas :D

    ResponderEliminar
  7. Eu tive uns tantos Android devices e nunca tive problemas com o back button.

    Mas por mim até tirava esses botões e fazia algo like (webOS/bb10).

    ResponderEliminar
  8. Aqui no Gnexus, com android 4.2.1 o botao CLR está 100% alinhado...
    E nos vossos?

    ResponderEliminar
  9. No San Francisco com rom Cyanogenmod 9 stable, a calculadora TAMBÉM tem o botão CLR alinhado...

    ResponderEliminar
  10. Pelo menos no N7 4.2.1 nem sequer tem botao CLR (esta incorporado onde aparecem as operaçoes).Quanto ao botao back nunca tive problemas de maior com ele. Quando dou uso, excepto raras ocasioes, faz sempre aquilo de que estou á espera. Embora espero que na proxima versao estes botoes se escondam (pelo menos haja essa opçao) de modo a nao ocupar o bastante espaço que ocupam de ecran.

    ResponderEliminar
  11. Aqui com o GNexus em 4.2.1 o botão CLR esta perfeitamente alinhado
    Quanto ao botão back não percebi o problema...nunca vi nada de estranha tanto com o NEXUS como com o meu ex X5

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espreita os casos relatados aqui:
      http://www.androidpolice.com/2012/09/18/ux-things-i-hate-about-android/
      e diz-me se o funcionamento não é estranho.

      Até mesmo apps oficiais do Google comportam-se de forma diferente, dependendo da situação.

      Eliminar
  12. Aqui também esta, mas o que mais me choca no Gnex e 4.2 é a má tradução de carregado que a google colocou como "cobrado"

    ResponderEliminar
  13. Não concordo com as críticas. Tenho 3 galaxy, S, SII e Note 10,1, com JB 4.2.1 os dois primeiros e JB 4.1 o último e um Asus TF101 com JB 4.2.1 e não tenho grandes queixas. Algumas "lags" no TF101 e no S, natural em aparelhos com alguma "idade".

    :-)

    PS: o 10.1 é uma "máquina"!

    ResponderEliminar
  14. No IOS se tiver jailbreak existem tweaks para por tanto o icon da app de meteorologia como o relogio dinamicos...
    A apple bem como as restantes marcas deveriam, no meu entender, ter um olhar diferente (mais amplo) do jailbreak, pois as ultimas novidades do IOS desde o 3.1 são baseadas em tweaks do cydia (de lembrar que a primeira app com GPS no meu iphone foi se não me engano no 3.1 e era do Cydia pk a apple não quis desbloquear a função). E mais, a apple que tanto fala em patentes devia olhar para o que faz quando copia descaradamente essas tweaks.
    Esta semana foi anunciado pela BlackBerry (nunca tive qualquer telemovel desta marca)o Z10, ao qual me pareceu que foi dada pouca importância aqui, mas que no meu entender é um equipamento que pensou em tudo o que os outros não quiseram até agora pensar, desde retirar o botão Home fisico, usar respostas rapidas de sms e emails, entre outras. Sim podemos dizer que ainda tem muito a melhorar mas o primeiro iphone tambem não tinha? A BlackBerry é uma empresa a apostar no tudo ou nada, devido a estar obrigada a voltar ao sucesso de outros tempos, e é nestes momentos que se fazem grandes feitos. Há 5 anos que a apple só faz pequenos ajustes à sua marca Iphone e desde o Iphone 4 que tem vindo a piorar e muito, pois lança equipamentos com falhas graves e sem grandes novidades, mas o extraordinário é que cada vez vende mais.

    ResponderEliminar
  15. Tenho um Nexus 7 há um mês e pouco - o meu primeiro equipamento Android - e está com a ROM oficial 4.2.1.
    Uma das razões pelas quais o comprei é a 4.2.1 ter a noção de perfis de utilizadores, mas surpreende-me como é que uma ROM de Novembro continue com um bug tão irritante como a aplicação de relógio - clock.exe - rebentar com tanta frequência, comprometendo coisas tão vitais como... jogar Temple Run. Agora mais a sério, não percebo como é que um bug destes não é corrigido pela Google. Além disso, comparando com Windows Phone ou iOS, é incrível a frequência com que rebentam aplicações de terceiros para Android.
    Não vou dizer que esteja decepcionado - as expectativas não eram muitas, foi uma compra consciente - mas só porque é mais barato umas centenas de euros do que o iPad mini

    ResponderEliminar