2013/02/18
Bateria Revolucionária Promete 3x Mais Capacidade
Os equipamentos mobile estão cada vez mais potentes, mas os mais "veteranos" lembrar-se-ão certamente com saudade do tempo em que a guerra dos telemóveis passou a ser combatida na sua autonomia, com modelos que eram capazes de funcionar por mais de uma semana sem necessidade de irem ao carregador. Tempos agora quase impensáveis, com a maioria dos smartphones a ter que ser recarregados a cada dois ou três dias (ou mesmo diariamente, ou até múltiplas vezes por dia!)
As baterias não têm acompanhado a evolução, mas... pode ser que isso esteja para mudar. Graças uma nova técnica de construção das bateria, os investigadores esperam criar baterias que não só podem ser recarregadas mais rapidamente, como também suportar mais ciclos de carga e ter até três vezes mais capacidade que as actuais.
O truque passa pela utilização de nano-fios microscópicos nas baterias, que são capazes de resistir aos ciclos de carga com menor degradação do seu desempenho - ao mesmo tempo que criam uma área superior para a reacção química de acumulação/descarga da electricidade. O único problema é que estes fios microscópicos são bastante difíceis de produzir... mas a equipa pensa ter conseguido dar a volta ao assunto usando micro-esferas de silicon (de produção bastante mais fácil) que depois são gravadas com padrões microscópicos para as tornar mais porosas, e assim funcionarem de forma semelhante à dos nano-fios.
... É caso para perguntar: demora muito para que cheguem às lojas?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Ontem já era tarde!
ResponderEliminarEu quero é isso nos carros....
ResponderEliminarQuando isso acontecer já o preço da eletricidade e consumo triplicaram, resultando no mesmo...
ResponderEliminarAqui por casa há um telemóvel desbloqueado de reserva. Se algum se avaria muda-se para ele o cartão SIM e dá para desenrascar. Nem tem ciência nenhuma porque a bateria está sempre carregada (dura meses e meses - com ele desligado, obviamente).
ResponderEliminarÉ um Sony Ericson T610 de 2003. Muito avançado, com internet WAP e tudo :)
Não tinha 3G obviamente, que só apareceu em 2006. Andei com ele até Julho de 2008, quando saiu o iPhone 3GS. Bons tempos em que os telemóveis serviam para telefonar e só era preciso carregá-los de vez em quando.