2013/02/13

Opera adopta o WebKit


Mais um passo em direcção ao domínio da web pelo WebKit, o "motor" que já é utilizado por browsers como o Chrome e o Safari, e que agora passará também a ser utilizado pelo Opera.

Como se pode imaginar, o processo de interpretar e desenhar conteúdo HTML numa janela do computador (ou smartphone, ou tablet, etc.) é algo bastante complexo. E torna-se ainda mais complexo quando consideramos o dinamismo que as páginas HTML mais modernas permitem. Daí que, em vez de desperdiçar recursos a criar o seu próprio sistema, se torne mais lógico utilizar o WebKit - um projecto Open Source que conta com a participação de dezenas (centenas?) de empresas, incluindo o Google e a Apple, e que assim permite que qualquer interessado possa ter acesso ao componente mais importante na criação de um browser.

Com esta migração para o WebKit, o Opera ficará assim com mais recursos disponíveis para se aplicar a outras vertentes de diferenciação dos outros browsers, e também ganhará em termos de apresentação dos conteúdos web "como seria suposto serem apresentados".

2 comentários:

  1. Se isto contribuir para que exista um standard para o html, melhor.

    ResponderEliminar
  2. se for para manter a funcionalidade de.poupança nos dados ate 90%, manter a rapidez que tem e adicionar widgets ou extensoes tudo bem, senao ira ser mais um...

    ResponderEliminar