2013/03/22

BLU propõe Smartphone de Topo a preço Económico




É impossível olhar para um equipamento como o novo Galaxy S4, e não ficar com vontade de ter um brinquedo daqueles. No entanto, estes equipamentos topo-de-gama vêm inevitavelmente acompanhados por um pequeno grande factor dissuasor: o seu preço. Nem todos podem (ou a isso estão dispostos) pagar as pequenas exorbitâncias que estes equipamentos custam. E é precisamente por essa vertente que a Blu quer conquistar o mercado, com um smartphone de topo a um preço que não pode ser equiparado pelos grandes fabricantes.

O Google já nos mostrou o que é possível fazer-se quando se disponibilizam equipamentos quase "a preço de custo". O seu Nexus 7 deu início a uma revolução nos tablets low-cost ($199); o Nexus 4 continua a ser uma das melhores apostas do momento ($299), e o Nexus 10 oferece características imbatíveis pelos seus $399.

A Blu pretende fazer o mesmo, referindo que o preço dos componentes é praticamente o mesmo qualquer que seja o cliente, o que permite que teoricamente "qualquer pessoa" possa fabricar equipamentos idênticos com os mesmos custos em material e montagem (o novo Galaxy S4 tem um custo de produção de $236). A única diferença é que as grandes marcas necessitam de uma margem de lucro bastante superior para sustentar a sua infraestrutura, o desenvolvimento, a publicidade, etc. etc. Coisas que no caso de um fabricante de dimensões mais pequenas, será muito mais reduzido.

O seu Blu Life One, chegará ao mercado no final de Abril, e terá um ecrã de 5" HD (720p), câmara de 13MP  (o CPU é um quad-core MTK MT6589) com um preço de $299.

Preço bastante interessante quando comparado com equipamentos idênticos "de marca", mas ainda assim penso que será mais vantajoso apostar num Nexus 4, pois embora este Blu venha equipado com Android 4.2... não penso que possa acompanhar as actualizações oficiais directamente do Google como acontece com os Nexus. E claro... é preciso não esquecer que muitos "pequenos" fabricantes sabem que podem fazer o mesmo (e actualmente já temos disponíveis muitos smartphones sem marca bastante apelativos - até mesmo com ecrãs HD 720 - e design praticamente "clonado" do modelos de sucesso, como os Galaxy S3 e iPhones, por menos de 200€).

2 comentários:

  1. As voltas que o "Malata I 8" dá :)
    http://abertoatedemadrugada.com/2013/02/bq-aquaris-confirmado.html

    ResponderEliminar
  2. Falta dizer que se trata de um dual sim.

    ResponderEliminar