A Samsung apresentou em Lisboa as suas novas Smart TV e demais equipamentos A/V com que pretende cativar os portugueses durante este ano de 2013.
Estes novos modelos contam com um novo interface que centraliza toda a gestão de conteúdos e funcionalidades, o Smart Hub, que tem quatro zonas distintas:
- On TV: Permite aceder a sugestões relevantes e personalizadas de canais para uma experiência optimizada dos conteúdos que mais nos interessam.
- Photos, Videos & Music: Permite aceder aos conteúdos que possam ter disponíveis em diferentes equipamentos na vossa rede doméstica (como discos multimedia, computadores, ou até smartphones e tablets)
- Social: Veja os vídeos mais populares partilhados através dos canais sociais.
- Apps: Depois de se terem tornado populares nas plataformas mobile, também nos televisores as Apps se tornam elemento de atracção.
Comum aos equipamentos Smart da Samsung (TVs, leitores Bluray, e sistemas de cinema em casa) é o S-Recommendation, que agrega num único sítio os conteúdos que mais interessarão ao utilizador, quer seja de fontes locais como de serviços online.
Quanto à interacção com as Smart TV... nunca mais terão que se preocupar em saber onde deixaram ficar o comando esquecido, já que graças ao Motion Control é possível controlá-la usando as mãos e gestos.
Outra aposta da Samsung é nos ecrãs de grandes dimensões e resolução Ultra HD. A Samsung 85S9 oferece-nos uma autêntica "parede de imagem", com as seus 85" de diagonal e a resolução Ultra HD (4x superior ao Full HD). A Samsung quer reforçar a sua posição no segmento acima das 60" que irá atrair cada vez mais clientes no futuro (eu serei um deles... assim que os preços ficarem mais pequenos), e não deixa de referir que no CES 2013 mostrou um ecrã de 110" (que cabia aqui em casa mesmo à medida! ;)
No campo das Smart TV mais realistas, temos o novo modelo topo de gama F8500, e a série F8000 com tecnologia micro dimming ultimate, que analisa cada frame e aplica compensações para aumentar a qualidade de imagem (não consegui decifrar se conta com local dimming real, ou se é apenas um "filtro" aplicado à imagem para simular o mesmo resultado... que me parece ser o mais provável.) A série F8000 vai estar disponível durante este ano com ecrãs de 40, 46, 55, 65 e 75 polegadas de diagonal.
Já no caso da série F7000, que também nos chega com moldura fina e processador quad-core para uma utilização sem atrasos, estará disponível em versões de 40, 46, e 55 polegadas.
Ainda a respeito da "obsolescência" tecnológica das TVs face à rápida evolução a que temos assistido, a Samsun propõe a solução via o Evolution Kit.
Já disponível em determinados modelos das Smart TV de 2012, este Evolution Kit permite adicionar todas estas novas funcionalidades a esses modelos mais antigos, com um upgrade de CPU e memória. Se por um lado é positivo saber que temos esta possibilidade, por outro lado poderá tornar-se em mais um factor de preocupação adicional: "querido, já actualizaste a TV para poder aceder aos menus deste ano?"...
Bem... enquanto não começarmos a levar com "ecrãs azuis" nas TVs ao tentar mudar de canal... acho que já nos podemos dar por satisfeitos.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)