2013/03/22

Notícias do Dia

É sexta-feira, dia em que se podem habilitar a ganhar uma das nossas t-shirts oficiais; e em que podem também divertir-se a espreitar alguns dos nomes mais comuns e incomuns registados em Portugal no ano de 2012 (sim, há por lá muitos nomes de nos deixar de queixo caído).

Mas, como o que vos aqui traz são coisas mais "digitais"... seguem-se as notícias do dia:


Google Também Prepara Smartwatch?


Depois dos rumores que indicam que a Apple está a preparar um "smartwatch", e da Samsung ter indicado também estar a trabalhar em projectos idênticos, é agora a vez do Google ser metida ao barulho com os rumores que a divisão Android também estará a preparar um smartwatch.

Não me custa acreditar que estejam - nem que fosse pelo simples facto do processo de desenvolvimento e investigação para avaliar a sua viabilidade e potencialidades - o que resta saber é se realmente estamos num ponto em que é possível trazer para o mercado um smartwatch que seja realmente prático e eficiente de se utilizar (isto é, que não seja algo que pareça muito porreiro no papel... mas que passados dois dias a usá-lo, seja coisa para ficar encostada na gaveta dos gadgets "esquecidos").


Apple adere ao 2-step Verification
Já era esperado, depois do incidente onde um jornalista viu os seus Macs, iPhone e iPads a fugirem-lhe do controlo e serem apagados remotamente depois de um hacker se ter conseguido apoderar da sua conta Apple, que algo tivesse que ser feito. E passados uns meses, eis que finalmente vemos os resultados.

A Apple já começou a disponibilizar uma validação "2-step", que adiciona uma camada extra de segurança, tal como já é possível fazer em vários serviços (como o Google, Dropbox, e serviços bancários online). Usando este método, mesmo que alguém se consiga apoderar da vossa password, terá também que ter acesso a um dos vossos equipamentos "autorizados" para ter acesso ao código secundário que é pedido após a password, que está a mudar continuamente.


Twitter já permite pedir o arquivo dos Tweets em Português


Se são utilizadores do Twitter, já não há motivos para sentirem inveja dos utilizadores de outros países que já tinham a possibilidade de fazer o download de todo o histórico de tweets que fizeram desde que se inscreveram no serviço. A partir de agora essa funcionalidade . que pode ser acedida a partir dos "settings" -  fica disponível para os utilizadores de lingua Portuguesa, Italiana, Dinamarquesa, Japonesa, Russa, Chinesa, Sueca, Tailandesa, Turca, e até em Urdu (se estão curiosos com esta última, fica a referência que é a língua oficial do Paquistão, e também falada em certas partes da Índia).

Depois de fazerem o pedido, é só esperar até receberem o email com o pacote "zipado" completo, mas que contém um navegador em html que nos permite explorar os tweets por meses e anos. (Para referência, o meu arquivo com cerca de 33 mil tweets ficou pronto em poucos minutos, ocupando 7MB.)


Modelo 3 dá cartas no UK com o Simple Tax


Depois de terem facilitado a vida e poupado uns euros aos contribuintes portugueses, os criadores do bem conhecido Modelo 3, lançaram-se à aventura com o propósito de fazer o mesmo pelas terras de "sua majestade". Por lá o projecto é conhecido como Simple Tax, e é bom ver que já começam a ser notados, tendo sido destacados na rubrica StartUp da semana da Wired inglesa.

Parece que no que toca a simplificar e poupar nos impostos... realmente não há fronteiras que nos separem dos desejos do resto da Europa.


Reconhecimento de Voz Melhorado para os Windows Phones

Parece que estão para chegar coisas boas a nível do reconhecimento de voz nos Windows Phones (e que bem precisas são para fazer frente à Siri e ao Google Voice Search). Algo que não deixa de ser um pouco caricato, pois a MS já tinha excelentes produtos de reconhecimento de voz numa altura em que iPhones e Android nem sequer existiam.

Mas, mais vale tarde que nunca. Agora só falta que a MS lance efectivamente isto para os Windows Phones... sem muitos mais atrasos.




Curtas do Dia

Resumo da Madrugada

3 comentários:

  1. Parece que a LG também vai pelo relógio.

    http://appleinsider.com/articles/13/03/22/google-lg-also-rumored-to-be-working-on-own-smart-watch-devices

    ResponderEliminar
  2. Ainda gostava de saber o que acontecia se fosse Tim Cook a atirar ao chão um Nokia que o entrevistador lhe apresentasse.

    http://www.idownloadblog.com/2013/03/22/stephen-elop-thros-iphone-on-the-floor/

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar