2013/03/20

Nvidia Tegra 6 será 100x Mais Rápido (em 2015)


Ainda ontem falávamos da tremenda evolução do desempenho a que temos assistido nos CPUs e GPUs destinados aos equipamentos mobile, e eis que a Nvidia vem demonstrar isso mesmo ao revelar os seus planos para os próximos anos, e onde em apenas cinco gerações assistiremos a desempenhos 100x superiores (comparando o Tegra 2 de 2011, com o futuro "Parker" que chegará em 2015).

Sim, a Nvidia continua a usar o nome de super-heróis, e depois do Kal-El (Super-Homem) que se tornou o Tegra 3, e o Wayne (Batman) que se materializou no Tegra 4 que começa a chegar ao mercado, seguem-se o Logan (Wolverine) para final deste ano ou início de 2014, e Parker (Homem-Aranha) em 2015.

É este último que atingirá um desempenho cem vezes superior ao do Tegra 2, e que poderá muito bem fazer desaparecer a distinção entre o que são chips para computadores de secretária (se ainda os houver nessa altura) ou para equipamentos mobile. Um desempenho que também será conseguido à custa da passagem para 64 bits, e da nova arquitectura Maxwell no GPU.


Mas já o Logan (Tegra 5) terá excelentes novidades. Este chip irá integrar um GPU Kepler, como o que é actualmente usado nas placas gráficas da Nvidia, que permitirá uma mais fácil utilização do GPU para processamento mais geral (via CUDA).



Falando de GPUs, a Nvidia revelou também o que tem planeado para suceder ao actual Kepler. Os GPUs Maxwell chegarão em 2014 com memória virtual unificada, algo que facilitará a vida aos developers ao permitir que o GPU tenha acesso a toda a memória, mesmo a que está a cargo do CPU, e vice-versa. Assim, não será necessário andar a "gerir" a memória em função de quem precisa de ter acesso a quê.

O seu sucessor, (lá para 2016?) será o Volta. Este GPU terá utilizará uma tecnologia nova com memória "empilhada", e onde os módulos de memória serão colocados  uns sobre os outros, e proporcionando uma maior largura de banda para o sempre "esfomeado" GPU. Para além disso, esta concepção permitirá que o chip seja ainda mais eficiente energeticamente.

[via cnet]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)