2013/03/27

Vendas de Tablets Superam PCs este Ano, Portáteis no Próximo


Se dúvidas houvesse quanto à "revolução dos tablets", os últimos números e estimativas parecem ser bastante esclarecedores: este ano deverão ser vendidos mais de 190 milhões de tablets (um crescimento de quase 50% face a 2012). Um número que supera o número de computador desktops que se deverão vender este ano; e que deixa apenas o último bastião da resistência dos computadores tradicionais a cargo dos portáteis... que não deverão resistir por muito mais tempo: em 2014 o volume de tablets vendidos deverá superar também o número de portáteis.

Não quer isto dizer que os computadores de secretária e/ou portáteis desapareçam, simplesmente que haverá um número maior de pessoas que aposta nos tablets como equipamentos que lhes permitem dispensar o uso de um computador tradicional para grande parte das operações que fazem no dia a dia: ver email, facebook, navegar na internet, etc. etc. Coisas que eram feitas sentados à secretária, ou com o portátil equilibrado no colo, podem agora ser feitas de forma mais confortável enquanto estão no sofá... e até mesmo enquanto vão vendo algum programa de televisão.

São cada vez mais as pessoas que se convertem à necessidade de ter um "ecrã secundário" sempre por perto - muitas vezes mesmo enquanto estão a trabalhar no computador - e um tablet cumpre essa função na perfeição. Não tendo ainda decidido investir num tablet para ter por casa, vou-me desenrascando com o smartphone pousado ao lado do teclado... Mas estou convencido que será apenas uma questão de tempo até que também eu tenha que contribuir para o número acrescido de vendas de tablets... talvez com a segunda geração de tablets Nexus do Google (assumindo que virão com preços irresistíveis à semelhança do que aconteceu com o Nexus 7 e Nexus 10).

2 comentários:

  1. Se decidires investir num tablet, Carlos, a menos que o objetivo seja ler durante longos períodos aconselho um tablet de 10''. Tenho um de 10 (ipad) e um de 7 (nexus) e digo-te que o ipad dá mais jeito para a maioria das coisas realmente só por causa do ecrã maior, no entanto para ler ebooks o nexus é o melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. Tenho um iPad e a minha esposa tem um iPad Mini. A diferença é brutal em termos de conforto. O MIni pesa quase a metade do seu "irmão" maior e faz praticamente tudo. Em termos de tela não é um "Retina", mas tem melhor definição que os iPad 1 e 2.

      Eliminar