2013/04/23

As Vantagens dos eBooks

Os livros digitais vão convertendo cada vez mais pessoas, e têm muitas vantagens face aos livros de papel que no entanto continuam a manter uma forte legião de fãs. A Alexandra Pedro vem partilhar algumas das considerações a ter em conta quando se comparam eBook readers com livros em papel.




A tecnologia dos livros digitais - ou eBooks - é algo que está bastante presente na minha vida. Todos os dias interajo com eles. No entanto, como muita gente pode atestar, não há nada como um livro físico nas nossas mãos onde podemos desfolhar as páginas e sentir aquele cheirinho a livro.

Pois bem, hoje quero argumentar que o factor "sensação" não é suficiente para tornar um livro físico numa opção mais atractiva do que um ebook. Por isso, vamos espreitar alguns dos aspectos que interessará também relembrar.


1. Factor preço

Não sei bem o que é que algumas casas de publicação andam a pensar. Em muitos casos o livro físico e o ebook tem preços iguais, embora o ebook seja muito mais barato de produzir e distribuir (já para não falar do stock infinito a partir do momento em que se cria o primeiro ficheiro). (Ed. ... se esquecermos por momentos os potenciais abusos com sistemas de DRM abusivos.)

No entanto, em regra geral, acho que se pode dizer com confiança que os ebooks são mais baratos do que livros físicos, já para não falar do facto de que permitem a autores desconhecidos distribuir o seu livro de forma mais fácil e chegar a uma audiência mais abrangente.


2. Factor peso

Acho que aqui nem há muito a dizer. Para quem gosta de ler livros grandes, como é o caso de muitos volumes de certas sagas, não há questão que carregar um telemóvel com ecrã decente ou um tablet é bem menos cansativo do que carregar um ou mais livros para todo o lado.

Então no caso em que se quer ir de férias e aproveitar para pôr em dia a leitura de uma dúzia de livros... o espaço poupado na mala será certamente muito melhor aproveitado com outras coisas.


3. Factor usabilidade

Quem gosta muito de ler livros durante horas afins sabe muito bem que passado um tempo já não há posição, portanto experimentam-se várias poses, vários locais, que obrigam a tentar fazer contorcionismos para manter o livro numa posição em que este aceite estar de páginas abertas e não doa muito os braços ou a mão. Isto não acontece tanto com um tablet, que é um aparelho rectangular achatado, que pode ser rodado e mantido em posição legível quase de qualquer maneira.

Quanto ao ebook em si, acho que muita gente já se deparou com aquele livro que até não é mau mas que as escolhas do tipo de letra, e tamanho e formatação do texto feitos pela editora deixam muito a desejar. Um ebook não tem esse problema (se for bem feito) permitindo que seja o utilizador a escolher o tipo e tamanho de letra a utilizar. Outra funcionalidade dos ebooks é que também convida a que rapidamente se pesquise o significado ou tradução de certas palavras, sem meter dicionários (físicos) à mistura.


Este post já vai longo e poderia continuar. Não referi aqui sequer coisas que os ebooks podem fazer que os livros físicos não podem (por exemplo, ter links para páginas, outros livros, ou até videos, como complemento ao assunto). No entanto acho que posso dizer com confiança que como produto cómodo, o ebook já se torna numa alternativa mais atractiva que um livro físico. Pelo menos... enquanto a bateria durar! :)

[por Alexandra Pedro]

3 comentários:

  1. E faltou uma coisa na usabilidade. O vento. Estou a pensar comprar só por essa razão.

    ResponderEliminar
  2. O que mais me levou a comprar um e-reader foi a hipotese de ir de viagem por alguns meses com 50 livros guardados no espaço equivalente a um bloco de notas. E não deixei de comprar livros em papel por isso.

    ResponderEliminar
  3. Que e-reader comprariam, para quem quer apenas ler uns livros (epub ou pdf, geralmente), na praia ou nos transportes?
    Não tenciono ler no escuro, por exemplo. Nem me incomoda se tem internet ou não, desde que dê para passar os livros por USB (desde que suporte múltiplos sistemas operativos, pois raramente utilizo Windows).

    Obrigado

    ResponderEliminar