2013/04/05

Facebook Home para Android


O Facebook lá revelou a novidade que tinha para apresentar, e que revela a sua táctica ofensiva para os próximos tempos: em vez de criar um smartphone com uma plataforma inteiramente nova, toma a opção mais lógica, utilizando o Android por base e modificando apenas o interface (launcher) de forma a proporcionar uma experiência mais integrada com o Facebook desde o lock screen. Basicamente é isto o Facebook Home.

E então, o que tem de novo? Vamos ver de seguida...




A ideia do Facebook foi afastar-se dos sistemas centralizados nas Apps, e passar a um sistema que coloca as pessoas e os contactos em primeiro lugar.



Logo desde o lock screen que podemos ver as fotos e estado dos nossos amigos, assim como as mensagens (tanto as do FB como os SMS) - que têm uma particularidade curiosa de se poderem manter sobrepostas sobre qualquer app com as chamadas "chat-heads"


Este sistema permite ter as "cabeças" das pessoas sempre disponíveis, de forma a podermos continuar a conversar em qualquer situação. É uma funcionalidade curiosa e bastante interessante para um smartphone que pretende ser "social".



Haverá parceiros que fornecerão smartphones com este Facebook Home pré-instalado (como o HTC First que foi apresentado no evento), mas o sistema irá também ficar disponível para equipamentos Android "standard" - numa primeira fase, já a 12 de Abril, para os: HTC One, HTC One X/X+, Samsung GALAXY S III, Samsung GALAXY S4, e Samsung GALAXY Note II. (Para o iOS... uma vez que não permite tal integração... nem há planos)

O facto do FB Home estar a ser lançado especificamente para cada modelo em separado faz-me temer que, das duas uma: ou o FB Home irá estar limitado aos equipamentos mais populares, deixando de fora centenas de modelos; ou então estaremos perante um pesadelo a nível de actualizações. Estão a imaginar o que será actualizar a App nas suas inúmeras versões específicas para cada modelo? Até para a versão para tablets eles dizem que ainda está a meses de distância... Não me parece bom prenúncio para a celeridade da coisa.


Este Home será atractivo para todas aquelas pessoas (e serão muitas) que usam o Facebook como ponto central da sua vida online; e que assim passam a ter uma forma mais simples de estarem ligados com os seus amigos sem terem que saltitar continuamente para a App do Facebook. Para os outros, este Home será algo a evitar, uma vez que permitirá ao Facebook recolher ainda mais dados - de forma contínua - sobre tudo aquilo que fazemos (e embora por enquanto o Home não contenha publicidade... é apenas uma questão de tempo até que tenha.)



[fotos via Phandroid]

3 comentários:

  1. Não creio que deva permitir que o Facebook tenha mais participação na minha vida do que já tem. Passo.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo5/4/13 15:47

    A meu ver está a iniciar-se uma nova revolução, quer se goste quer não.

    ResponderEliminar
  3. Ja nao basta que temos fazer registo para entrar nas redes sociais,agora o facebook quere saber tudo,isso que era bom,ainda por sima este tel. desbloqueado vai rondar a volta de 370 euros,NEM PENSAR!

    ResponderEliminar