2013/04/24

YouTube já Permite AdSense nas Contas Portuguesas


Não preciso dizer o peso que o YouTube vai ocupando cada vez mais no nosso dia-a-dia (ainda ontem um amigo me confessava que "já passo mais tempo a ver YouTube na sala do que canais de televisão). Mas para os autores nacionais, colocar um vídeo no YouTube era coisa que os deixava em posição discriminatória face a autores de outros países, pois não era possível permitir a colocação de publicidade - o AdSense - nos seus vídeos; fazendo com que não pudessem receber algum retorno financeiro pelo seu trabalho. Mas agora isso mudou.

Passa a ser possível ganhar dinheiro com publicidade colocada nos vídeos que criarem, tornando mais atractivo usar o YouTube como veículo de distribuição de conteúdos. Afinal... se conseguirem criar um vídeo "inspirado" que atraia alguns milhões de views... quem sabe?... Poderá ser o incentivo que precisam para se tornarem "YouTubers profissionais".

Claro que esta "monetização" de conteúdos se destina apenas a quem disponibilizar conteúdos originais e dos quais detenham os direitos de autor (nada de copiarem vídeos de outras origens, ou filmes da TV) - sendo também alvo de controlo apertado por parte do Google. Por outro lado, embora a tentação possa existir... pensem duas vezes antes de clicarem no adicionar de publicidade em todos os vossos vídeos caseiros ou vídeos que apenas serão vistos por umas centenas de pessoas (a colocação de publicidade por vezes é o que basta para que alguém desista de ver um vídeo e "passe à frente").

Mas, cada um saberá de si... e o que interessa é que esta opção passa a estar disponível - quer a usem, quer não. (Espero que possa servir de incentivo para que mais conteúdos de qualidade, feitos em Portugal, apareçam no YouTube).

3 comentários:

  1. por acaso esse esquema de monitzaçao apareceu hoje pra mim.. e talvez seja um problema porque nao entendo de direitos comerciais e nao sei como utilizar trilhas sonoras legalmente, por exemplo, e a maioria dos meus videos possui trilha sonora (que sao livres de royalties) mas nao sei se possuem licença para uso comercial

    ResponderEliminar
  2. A exemplo do seu amigo eu também tenho o You Tube como minha televisão. Creio que há vários criadores de conteúdo com boas possibilidades de sucesso na plataforma de vídeos do Google, em especial os que são dedicados à tecnologia, como é o caso do AadM. Obviamente que o público brasileiro teria que ser levado em conta, pois hoje o Brasil é um dos maiores mercados mundiais do You Tube, com muitos canais a superarem o milhão de inscritos.

    ResponderEliminar
  3. Boas , ja tenho a minha conta com adsence há muitos meses , não é so de agora .

    www.youtube/HDG3N3RATION

    ResponderEliminar