2013/05/08

Como Usar a Linha Telefónica como Carregador de Emergência


Não é algo que recomende que façam, mas como emergências são emergências e o "saber" não ocupa lugar, eis uma proposta que nos mostra como se pode utilizar a corrente eléctrica da rede telefónica para recarregar um smartphone.

Numa sociedade tão dependente da electricidade, os mais novos poderão olhar com surpresa quando lhes dizemos que os telefones funcionam mesmo quando não se tem electricidade. E isso acontece porque a rede telefónica actua ela própria como rede eléctrica para garantir o seu funcionamento. (Embora hoje em dia seja comum usarmos telefones sem fios electrónicos, que necessitam eles próprios de estar carregados para funcionar - mas se tiverem um telefone "dos antigos"... evitam essas chatices modernas. ;)


Este projecto aproveita-se disso para ir buscar a electricidade da rede telefónica, permitindo carregar equipamentos electrónicos (devagarinho, já que a 5V o sistema vai buscar apenas 75mA) - e é algo que não é recomendável que se faça... pois se todo fizessem isso, o mais certo é que a rede telefónica entraria em colapso (tal como num célebre ano em que como sinal de protesto se pediu a toda a gente que tirassem o telefone do descanso, e a Portugal Telecom pediu que não o fizessem pois seria bastante prejudicial para a rede ter "milhões" de telefones activos simultaneamente).

... Será bem mais fácil e prático darem um salto até ao vosso carro e recarregarem o aparelho usando a bateria deste, ou então, inventarem um sistema de carregamento à base de pedalar numa bicicleta estática.


3 comentários:

  1. Não é por acaso que os velhos modems queimavam! Muita gente achava estranho!
    Este conceito é algo que foi replicado para o Power over Ethernet, mas daí a carregar smartphones...
    Lembro-me dessa história dos telefones... É incrivel o que se conseguiu fazer durante dias e sem redes sociais! Não concordas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ricardo, só uma nota: o PoE tem uma fonte de alimentação dedicada, o que nunca irá prejudicar a transmissão de dados. Só é necessário ter em conta que não se pode pendurar equipamentos que consumam mais corrente do que o suportado pela fonte de alimentação e até mesmo pela própria linha.

      Quanto à história dos telefones, aconteceu em que ano? (Não tenho registo ;)) Mas realmente faz alguma confusão como é que nessa altura se conseguia passar a palavra de forma eficaz. Terá sido através de jornais?

      Eliminar
  2. Só por curiosidade, qual é a voltagem que sai da tomada do telefone? O circuito pode ser melhorado, normalmente leva dois ou três condensadores aí pelo meio: https://www.sparkfun.com/datasheets/Components/LM7805.pdf (ver primeiro esquema da página 7)

    ResponderEliminar