2013/05/14

Google dá 15GB de Espaço Unificado entre Serviços


O Google resolveu simplificar a forma como contabilizava o espaço dos seus utilizadores, e em vez de ter quotas de utilização específicas para cada serviço em separado (10GB no Gmail, 5GB no Google Drive e G+ Fotos) agora passa a contabilizar tudo de forma unificada, disponibilizando 15GB de espaço gratuito.


Também a página de gestão do espaço passa a contabilizar este novo formato, mas de uma forma que se pode considerar um ligeiro retrocesso. É que no plano anterior, quando se optava pelo plano de 100GB, tinhamos direito a esses 100GB para o Google Drive e Fotos, e mais 25GB adicionais para o Gmail; neste novo plano, pelo mesmo preço teremos apenas os 100GB unificados (perde-se 25GB). Mesmo preferindo o novo sistema, que acaba com o ridículo que era poder ter 100GB de espaço comprado, mas não o poder usar para o Gmail, o Google bem que podia ter "adoçado" um pouco mais esta transição.


Também o anterior plano de 25GB (de $2.49/mês) desaparece - certamente por ser demasiado próximo dos 15GB oferecidos gratuitamente e muito menos convidativo a nível preço/espaço que o plano seguinte - deixando o plano de 100GB de espaço como sendo a modalidade mais barata, a $4.99/mês.

No caso dos utilizadores de Google Apps, o espaço gratuito é de 30GB.


Por outro lado, com esta unificação deverá também terminar o habitual sistema de espaço sempre crescente que se tinha no Gmail, e que a cada dia lá ia aumentando mais um bocadinho.

Este novo sistema de espaço unificado será disponibilizado de forma faseada ao longo das próximas semanas, pelo que... ficam avisados que um dia destes quando chegarem ao Gmail terão "15GB de espaço".

1 comentário:

  1. Com isto também se livram dos que (como eu) se mantinham no plano legacy de 20 GB por $5/ano.

    $5 para ter mais 15GB valia a pena. Para ter apenas mais 5GB não.

    Mas também não vou pagar $60 para ter mais 85GB.

    ResponderEliminar