2013/05/09

Ubuntu Phone "utilizável" já no final do mês


Quando vimos o Ubuntu Phone, o conceito pareceu ser interessante - mas a grande dúvida estava no tempo que demoraria a chegar ao mercado; com "um ano" a poder ser demasiado penalizador face às restantes plataformas que têm dominado e fazem com que seja cada vez mais difícil aos concorrentes ganharem quota de mercado expressiva.  Mas agora a Canonical dá mais uma indicação de que está mesmo empenhada em pisar a fundo o acelerador, com os responsáveis pelo Ubuntu Phone a quererem ter o sistema num estado "utilizável para o dia-a-dia" já no fim deste mês.

Ou seja: dar para fazer/receber chamadas, ter dados wifi/3G, navegar na web, ter os sensores de luminosidade a funcionar, importar contactos, e ter actualizações não destrutivas que mantenham os dados dos utilizadores.

Com um pouco de sorte... o Ubuntu Phone ficará apto para consumo público mais depressa do que se imaginava. E não sei até que ponto esta "aceleração" não será devida à chegada do Firefox OS ao mercado (embora em número reduzido de equipmentos que estão continuamente esgotados).

3 comentários:

  1. A questão é se vai funcionar nos principais dispositivos e se vai ter aplicações.
    Se nem o próprio windows phone consegue competir com o Android e iOS em temos de aplicações, não estou a ver o ubuntu a fazer mossa mesmo tendo um UI muito interessante.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. O meu Nexus está ansiosamente à espera disto há largas semanas!

    ResponderEliminar