2013/06/09

A Desconfiança na Internet causada pelo PRISM


A confirmação de que os EUA espiam detalhadamente todo o tipo de informações que passam por muitos (todos?) os serviços de internet continua a ter as suas repercussões, e enquanto o Governo vai tentado justificar a coisa, e os diversos serviços vão negando que tal fosse possível ou feito com o seu conhecimento, o mais certo é que nunca se venha a saber verdadeiramente qual a extensão ou até que nível esta monitorização era/é feita. Mesmo que as companhias venham jurar a pés juntos de que não disponibilizavam os dados dos seus utilizadores, para muitos desses utilizadores a confiança nesses serviços nunca mais será a mesma.

Embora seja mais que provável que noutros países existam sistemas idênticos para com as suas empresas nacionais, isso não tem impedido que as pessoas comecem a procurar alternativas aos grandes e populares serviços norte-americanos. E no nosso caso, podemos dizer que estamos em posição privilegiada, pois temos excelentes serviços nacionais que permitem fazer praticamente tudo o que se pode fazer "lá fora".

Não vou fazer de conta que conheço todos os serviços que o SAPO disponibiliza, pois são tantos e variados que por vezes até me interrogo se eles próprios saberão.

Mas, se ficaram chateados/preocupados/desconfiados com a noção de estarem a ser tratados como potenciais terroristas que merecem ser espiados em cada email, foto, vídeo, e site que visitam na internet, talvez não seja má altura para usarem ou experimentarem o SAPO Mail, Calendários, Messenger, Vídeos, Fotos, CloudPT, etc. etc. (caso ainda não os utilizem, claro).

Quem sabe, até poderão ficar surpreendidos com o que vão encontrar... e no caso de se vir a descobrir que também o nosso Governo anda a espiar os serviços nacionais (o que sinceramente duvido, não por falta da sua vontade, mas por falta de meios técnicos para tal), sempre sabemos a que porta poderemos ir reclamar!


6 comentários:

  1. Acho bem carlos.. mas... quem te diz que também o SAPO não está sob escrutinio, nacional e ou internacional?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "provável que noutros países existam sistemas idênticos para com as suas empresas nacionais

      Eliminar
  2. Acho que todos os principais prestadores de serviços de internet americanos (email, voip, etc) sempre disseram que prestavam as informações requeridas pelas autoridades, desde que houvesse mandato judicial.

    Depois apareceu a Google a dizer que fazia uma grande resistência às autoridades e muita gente acreditou (ou quis acreditar) que era um processo moroso, papel para cá, papel pare lá, com as autoridades afundadas em papelada e burocracia, porque os nossos gloriosos prestadores de serviços de internet não cediam. Talvez sejam assim com as polícias de bairro.

    Mas com os serviços de segurança é: "Ó tu (Google, Apple, Microsoft, Facebook, etc) abre aí e deixa aberto um backdoor que queremos ter acesso à informação que está nos servidores. Cada vez que um gajo - que não podemos dizer quem é porque é informação classificada, por isso pode ser qualquer um - enviar ou receber um mail ou uma chamada voip queremos interceptá-la. E passem para cá o algoritmo de encriptação das comunicações, porque isso está tudo muito bem mas é quando não somos nós a inteceptá-las ". Tudo dentro da lei - há uma lei que autoriza, há mandatos judiciais e autorizações do procurador.

    Como é cá não sei, mas gostava de saber.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... Já agora, este relatório foi muito badalado.
      Como se pode ver, a Google só não avisa o utilizador sobre pedidos feitos pelas autoridades. De resto faz, tudinho, tudinho para proteger a sua privacidade.

      Sempre quero ver como fica o próximo relatório.
      https://www.eff.org/who-has-your-back-2013

      Eliminar
  3. Já se sabe quem badalou. Tanto segredo, tanto segredo, mas aparece sempre alguém que denuncia a coisa.

    Foi viver para Hong Kong. Não sei se é só uma coincidência. Há umas acusações oficiais dos EUA sobre ciberataques feitos pelos serviços militares chineses. Pode dar um certo jeito aos chineses criar sérios embaraços aos americanos a nível mundial.

    Ou então é outro "soldado Manning" .
    http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=3264514

    ResponderEliminar