2013/06/05

Análise ao LG Vu


Hoje em dia temos tanta variedade e oferta de smartphones, que se torna um pouco cansativo (ou até monótono) estar a olhar para uns e outros, onde as variações se resumem a ser "muito rápido" ou apenas "rápido", ter um design a que se acha mais/menos piada, ou ter uma câmara que é melhor/pior aproveitada pelo software da câmara disponibilizado. Mas de vez em quando lá nos chega um modelo que chama a atenção por ser diferente... e é precisamente esse o caso deste LG Vu.


O LG Vu


A LG sabe que as primeiras impressões contam, e por isso não descurou a apresentação deste seu Vu mesmo antes de abrirmos a caixa. Usando materiais de qualidade e um curioso padrão que alterna partes brilhantes e mates, vê-se desde logo que estamos perante um smartphone que merece ser bem tratado. Abrindo-se a caixa vemos a habitual panóplia de acessórios (earphones, carregador, cabos USB) e que aqui incluem também umas etiquetas NFC.


Mas é olhando para o Vu que imediatamente salta à vista um aspecto curioso. Não, as imagens não estão distorcidas: o LG Vu tem um generoso ecrã de 5"... mas num formato 4:3 que agora se tornou bastante incomum. Com uma resolução de 1024x768, não poderá competir com os mais recentes modelos HD e Full HD, mas ainda assim tem pixeis suficientes para uma utilização sem grandes incómodos. A acompanhá-lo temos também uma stylus, que revela imediatamente a sua vocação para "bloco de notas" digital.

Depois temos um CPU Tegra 3 quad-core, 1GB de RAM, 32GB de flash, câmara de 8MP com flash, e tudo o mais que se possa imaginar que um smartphone tenha.




Com uma traseira em plástico "rugoso", não temos que nos preocupar com as sempre presentes "dedadas", e para além disso temos alguns detalhes interessantes como a porta micro USB (MHL) protegida por uma pequena patilha deslizante metálica que dá impressão de conseguir resistir a anos de uso e abuso diário, e um pequeno botão de power que é iluminado.


Uma estranha ausência é a inexistência de um slot para microSD, mas que é mitigada em parte por se tratar de um modelo com 32GB.


A nível de tamanho, não há dúvida que um iPhone 5 parece um "anão" quando comparado com este Vu.


A Câmara


Com uma câmara de 8MP, o LG Vu comporta-se decentemente nas fotos. Já no vídeo... parece sofrer de compressão exagerada e de um auto-focus que está continuamente a tentar focar.







Em Funcionamento


O LG Vu desenrasca-se bastante bem na maioria das situações (sendo uma das excepções mais evidentes o browser, mas que pode ser corrigido recorrendo-se ao uso de outro browser, como o Chrome ou Opera). Coisas que são em parte agravadas por estarmos apenas perante um Android 4.0.4 (na altura deste teste), que ainda não tira partido dos mais recentes melhoramentos - e que conta com as habituais modificações por parte da LG.


Uma dessas modificações é no entanto bem apreciada e será um dos seus grandes pontos fortes. Neste Vu temos um botão dedicado para lançar o modo de "anotações" que permite que se possa escrever sobre qualquer ecrã - ou apagar o que está no ecrã e usar o ecrã como folha em branco.



É uma funcionalidade que nos dá imensa liberdade e versatilidade, e que vem mesmo a calhar em inúmeras situações onde se queira dizer a alguém algo que é complicado de explicar "por palavras".

Depois de uns dias a usar esta funcionalidade, ficamos com vontade que o Android tivesse algo equivalente de origem.





Apreciação Final


Gostei de ver a LG a apostar num formato diferente, mesmo sabendo-se de antemão que este LG Vu se destinará apenas a um segmento bem específico da clientela. Muitos optarão certamente por "phablets" de formato 16:9 mais potentes e recentes... mas para quem pretender um dispositivo que possa usar como bloco de notas, o formato 4:3 deste Vu poderá ser o detalhe que faz pender a decisão final a seu favor.

Ainda a respeito da stylus, penso que teria sido desejável a LG arranjar forma de se guardar a stylus no seu interior (se o for, não descobri como!)

Mas mesmo assim, graças ao seu formato e a todas as apps que vem de origem orientadas para o mercado da produtividade, não me parece difícil que o Vu conquiste bastantes fãs nos segmentos profissionais e empresariais. Embora - como referi - conte com a concorrência de outros modelos igualmente interessantes (como a gama Note da Samsung).

No final, tudo vai depender do preço a que o arranjem (numa pesquisa rápida encontrei preços entre os 300... e os 600€!) e do quanto desejarem ter um pouco mais de área de ecrã para poderem escrever/desenhar. Um ecrã 16:9 poderá ser a norma hoje em dia, mas não deixa de ser estranhamente "estreito" quando usado na vertical.


LG Vu

Prós
  • Formato 4:3 ideal para "escrever" no ecrã
  • Qualidade dos materiais e construção
  • Botão dedicado para escrever imediatamente


Contras
  • Preço
  • Stylus sem encaixe no Vu
  • Android 4.0.4

Galeria de Imagens






1 comentário:

  1. Muito bom. Aquela parte de teste da stylus no maps, parecia o maps do ios em que se ia uma parte do trajecto a nado XD.

    ResponderEliminar