2013/06/05

Intel Thunderbolt 2 chega este ano com Video 4K


Poderá ainda não se ter tornado tão comum como se desejaria (nem ter atingido um preço que facilitasse a sua adopção) mas se pensavam que o Thunderbolt era bom... no final do ano poderão já dar uso ao mais recente Thunderbolt 2 da Intel.

Tal como não poderia deixar de ser, para haver uma nova versão espera-se que as melhorias sejam significativas e o Thunderbolt 2 não desilude nessa área, oferecendo transporte de dados a 20Gbps em ambas as direções - o dobro do que é possível com a geração actual. Uma largura de banda que rapidamente se tornará "essencial" com a chegada dos monitores 4K, pois o Thunderbolt 2 permitirá a transferência e visualização de vídeo em Ultra HD 4K, que de momento não é possível usando os 10Gbps disponíveis no Thunderbolt "1". Com a integração do DisplayPort 1.2 no Thunderbolt 2, pode ligar-se um monitor 4K ou dois monitores QHD (2560x1440) usando uma só porta Thunderbolt.

O novo Thunderbolt será compatível com todos os equipamentos e cabos já existentes, o que é sempre agradável para quem já tiver investido em equipamento deste tipo.

E assim ficamos também com a noção da "enormidade" de dados que está associada a uma resolução 4K (3840x2160). Já pensaram que se pusessem a contar todos os pixeis nesta resolução, ao ritmo de um por segundo, ficariam a contar ininterruptamente durante 96 dias? Agora imaginem o que implica transferir tal quantidade de dados 60 vezes por segundo para um monitor.

... Qualquer dia começamos a ver monitores com descodificadores MPEG incorporados, para que o computador/placa gráfica lhe enviem a informação comprimida. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)