2013/06/27

BitTorrent relembra que não faz parte da "Pirataria"


Não será fácil gerir as coisas quando para a maioria dos mundo a palavra "BitTorrent" já será sinónimo de pirataria. E talvez por isso mesmo, depois de recentemente se terem revelado as séries mais pirateadas no BitTorrent, o BitTorrent tenha achado que era a altura ideal para relembrar que não tem nada a ver com pirataria!

Aliás, faz questão de relembrar que o BitTorrent disponibiliza apenas conteúdos legais, os quais foram descarregados mais vezes do que o mais pirateado episódio do Game of Thrones. Mas será fácil entender-se a "confusão". O BitTorrent tanto é uma empresa e um serviço como um protocolo super eficiente para transmissão de enormes quantidades de dados entre milhares ou milhões de pessoas. Por isso é utilizado para os efeitos de partilhas ilegais (que na verdade o usam apenas pela sua eficiência - caso algo de novo mais eficiente surgisse, rapidamente optariam pelo novo método) - fazendo com que a empresa e o próprio protocolo fique também associado a estes fins ilegais e, de certa forma, dificultando a sua implementação para fins "legais".

Sinceramente, parece-me que será daquelas lutas que está perdida à partida. Tentar educar milhões de pessoas, que não querem sequer como as coisas funcionam, de que há diferenças entre BitTorrent e BitTorrent... não me parece que vá dar bom resultado. Muito mais inteligente teria sido dar nomes diferentes às coisas, que assim poderia promover o "bom nome" da empresa e serviço, independentemente do protocolo utilizado ser utilizado em larga escala para a pirataria.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)