2013/07/03

Google Despede-se do Reader e sugere Alternativas


Com muitos utilizadores ainda a tentarem readaptar-se a um mundo sem Google Reader, também o Google faz as últimas despedidas a este serviço. O mais curioso é que também eles apontam para algumas alternativas usando o serviço "alternative to", que no topo da tabela tem o Feedly, NewsBlur e o The Old Reader - uma lista em tudo idêntica às nossas próprias recomendações.


Enquanto isso, vou também descobrindo outros efeitos secundários indesejados do encerramento do Google Reader. O serviço do Google tinha algumas funcionalidades interessantes, como a possibilidade de agrupar vários feeds sob uma única pasta e gerar um único feed combinado. Era o sistema que eu utilizava para quem pretendia seguir todos os meus blogs sem ter que os subscrever individualmente um por um.

Escusado será dizer que com o encerramento do Google Reader, isso deixou de funcionar - e obrigou-me a procurar uma alternativa: neste caso o muito mais potente Yahoo Pipes, a ferramenta multi-usos para tudo o que seja relacionado com feeds.

Infelizmente, mesmo para algo tão simples como a agregação de feeds, parece que a coisa não está a funcionar lá muito bem entre o feedburner e o Yahoo Pipes, e os resultados que estão a surgir de momento são um pouco estranhos. Se subscreviam o feed agregados dos meus blogs, poderá demorar algum tempo até que a coisa fique regularizada - e o mais seguro será subscreverem os feeds individuais para evitar a dependência num serviço externo que poderá não funcionar como seria desejável. (Uma vez que praticamente todos os "readers" permitem a criação de pastas, podem facilmente organizar todos os feeds como bem entenderem.

RSS Feeds para os blogs que estavam no feed agregado:


Caso consiga colocar o feed agregado a funcionar novamente em condições... actualizarei este post.

9 comentários:

  1. Podes sempre experimentar o dlvr.it para agregares os teus feeds num só, a versão free agora está um pouco mais limitada mas deve dar para fazer o que queres caso o Pipes falhe.

    ResponderEliminar
  2. E que tal montar um "Planet" para o feed agregado? http://www.planetplanet.org/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ehehe, considerando o número de blogs (e nem inclui os restantes sites da família, como o Apps do Android e o Pela Estrada Fora), bem que merecia um "planeta" só para nós! :)

      Eliminar
    2. Bem, para fazer um "planeta" basta duas feeds! ;)

      Eliminar
  3. Acho que está na altura de alterar este post:
    http://abertoatedemadrugada.com/2008/10/o-que-sao-os-rss-feeds.html

    ResponderEliminar
  4. Estou a usar o feedly porque acho um dos layouts mais user friendly entre os leitores disponíveis. A grande desvantagem é terem a pesquisa (temporariamente) desactivada, por excesso de carga no site.
    Para resolver temporariamente esse problema estou a alojar um site para uso próprio com o tiny rss, que possui bastantes features, layout similar ao do google e pesquisa relativamente eficiente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. +1 para o Tiny Tiny RSS.
      Embora não lhe tenha achado muita piada aquando da primeira instalação que fiz do TT RSS, recentemente voltei a dar-lhe uma nova oportunidade e já não quero outra coisa, o TT RSS enche-me as medidas.
      A jeito de backup continuo com o Feedly (apenas com os feeds de maior interesse), não vá ter algum problema inesperado com o TT RSS.

      Eliminar
  5. Carlos,

    Podes sempre disponibilizar um ficheiro .opml com as feeds todas dos teus blogs e disponibilizar esse ficheiro :)

    ResponderEliminar