2013/07/05

Image Comics Vende (mesmo) os Comics digitais - e sem DRM


bem a propósito de um tema recorrente que por cá abordamos, sobre os perigos que a dependência dos serviços na "cloud", e das compras que na realidade acabam apenas por nos dar o direito de acesso a algo que nunca é nosso, hoje trago-vos um excelente exemplo que demonstra que as coisas não têm que (nem devem) seguir por esse caminho: a Image Comics vende mesmo os seus comics digitais.

Não se trata de pagarem para ter uma cópia infestada de DRM que não poderão transferir para mais nenhum lado ou usar noutras apps ou programas, ou copiar para outros computadores; nem tão pouco de um livro digital que ficará dependente de um serviço na internet que poderá deixar de existir daqui por 1, 5 ou 10 anos, privando-vos do acesso aos conteúdos que compraram: aqui compram um livro, e recebem um download num formato à vossa escolha (PDF, EPUB, CBR, CBZ), sem qualquer tipo de DRM, e que poderão utilizar como bem entenderem.

Sim... é óbvio que poderão fazer milhares de cópias para distribuir pelos amigos, ou colocar na internet; mas a posição de um dos responsáveis da Image Comics mostra como os seus pés estão bem assentes na realidade:
"A minha posição quanto à pirataria é de que a pirataria é má para o mau entretenimento. Existe uma forte correlação entre as coisas que não prestam serem pouco pirateadas, e as coisas boas serem mais pirateadas. Se publicarmos um bom comic book e se alguém o descarregar ilegalmente e o achar excelente, temos muito maiores probabilidades que ele o venha a comprar. Claro que não queremos que toda a gente os copie para centenas de amigos; mas esse argumento existe desde os tempos das cassetes áudio nos 70, e do medo de que supostamente iriam matar a indústria musical, o que não aconteceu. Eu não creio que vá acontecer agora."

... Para além de que, basta olhar para qualquer comic com DRM... e ver se isso evitou que esteja igualmente disponível nos sites "pirata".

Esperemos que esta posição da Image Comics possa servir como um caso de sucesso que inspire outros editores a seguir este caminho, não só de comics, como também de eBooks, música, filmes, programas, jogos, e todos os demais tipos de conteúdos digitais que possam existir. É altura de começarem a tratar os clientes pagadores com o respeito que merecem... e talvez venham a descobrir que ao facilitarem a dita "pirataria" ao não angustiarem os que pagam pelos conteúdos, o resultado seja verem os lucros - e não a pirataria - a aumentarem.

2 comentários:

  1. Por acaso ainda hoje procurei um da image cómica. Não sabia que vendiam assim. A provar a política deles, deve ser o facto de nao existirem quase nos site piratas. Vou comprar o primeiro da série que quero ler.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar