2013/07/17

Novo Google Maps disponível para todos... mas sem partilha


O novo Google Maps já está finalmente disponível para todos sem necessidade de se esperar por um convite (basta dizerem que o querem experimentar) e tem bastantes vantagens face ao anterior interface web, com mapas mais dinâmicos e interface mais apelativo. No entanto, uma vez mais, assistimos a uma mudança para "melhor" que se parece esquecer de algumas das funcionalidades mais básicas que se poderiam desejar. Caso visitem o Google Maps para marcarem um ponto com o objectivo de o partilhar com um amigo (não sei se será só comigo, mas é uma das coisas mais frequentes que faço no Google Maps)... estão com azar.

Anteriormente, era possível enviar-se esse ponto facilmente para qualquer pessoa via email (ou até directamente para sistemas de navegação); mas no novo Google Maps essa opção simplesmente não existe. Por mais que se procure e dê a volta, não há forma de encontrar um pequeno botão de "partilha" que permita enviar o local, destino, rota, ou o que fosse que estivéssemos a fazer no Google Maps para outras pessoas (algo que se torna ainda mais inacreditável numa altura em que a "partilha" está tão em voga, como se vê pela insistência com que o Google nos empurra para o seu Google+).

Mas, o mais ridículo surge quando nos dirigimos ao "help" para descobrir como é que se pode partilhar o ponto que queremos com os nossos amigos, e nos deparamos com uma sugestão completamente anacrónica para os tempos que correm: o Google diz que para partilharem o destino, seleccionem o endereço na barra de navegação, façam "copy" e depois "paste" no local de destino.


... Curioso que aqui tenham optado por este método, quando no Google+, onde essa funcionalidade seria bem mais útil, continue a ser um horror partilhar um link para alguém que tenha páginas associadas (em cujo caso os URLs copiados não funcionarão para utilizadores comuns, a não ser que se anda manualmente a remover subsecções do URL... novamente, algo muito pouco em linha com o que se desejaria fazer em pleno século XXI).

Portanto, em pleno 2013, de uma das companhias mais poderosas da web, a lição a reter é que a forma de partilhar um ponto do Google Maps com amigos é andar a fazer copy-paste manual de URLs crípticos.


P.S. E sim, já reportei este caso, na esperança que eventualmente venham a adicionar um botão de partilha ao novo Google Maps, que no mínimo faça aquilo... que já fazia bem.

5 comentários:

  1. Pena que no Firefox 22 não funcione :S

    ResponderEliminar
  2. muito bem, a malta agradece essa "reportação" à Google. É de facto caricato andar às aranhas com copy's e paste's num mapa!. Um dia destes ainda vemos anúnciado pela Goolgle como grande inovação o tal botão de partilha! :)

    ResponderEliminar
  3. Cadê "O que é isto ?", que no clássico dá as coordenadas do ponto ?

    ResponderEliminar
  4. Outra falha do novo Google Maps é que ele não permite calcular rotas com múltiplos pontos intermediários. Só é possível calcular rotas com dois pontos: origem e destino. Muito primitivo !!!

    Melhor usar o Nokia Maps (que agora chama-se HERE) que tem mapas mais atualizados que a Google e que permite partilha de pontos e rotas: http://here.com !!!

    ResponderEliminar