2013/08/24

Canary - Sistema de segurança para casa "tudo-em-um"


Hoje em dia é relativamente simples comprar uma câmara IP barata para nos permitir ver o que se passa em casa. Mas esse é apenas um primeiro passo que inevitavelmente nos faz querer ter sempre mais coisas, como a possibilidade de saber a temperatura, ter alertas sempre que algo de anormal se passar, etc. etc.

Este Canary é um sistema integrado que junta uma câmara HD com sensores de movimento, temperaturam humidade, qualidade do ar, acelerómetros, colunas e sirene de alarme - e que tem feito grande sucesso no Indiegogo, com mais de $1.5 milhões já angariados (quando o objectivo inicial eram apenas $100,000).



Por $199, torna-se uma opção interessante para quem procurar uma solução pronta a usar sem chatices de andar a comprar diferentes módulos individualmente e ter que se "desenrascar" para os colocar a funcionar em conjunto.

A nível do software, prometem que o sistema será capaz de aprender as rotinas dos utilizadores, de modo a minimizar o número de alertas falsos, e conta com um sistema de activação e desactivação por geofencing (ou seja, activa-se assim que sairem de casa e desactiva-se quando se aproximam - usando a app respectiva nos smartphone.

Por fim... resta a questão da privacidade. Pois toda esta facilidade e versatilidade é conseguida à custa das imagens serem transmitidas e guardadas na "cloud" do Canary. Pelo que, restará a cada um decidir entre a comodidade do serviço (mesmo sabendo que pode activar o modo de privacidade, onde nada é transmitido), ou se prefere optar por um sistema onde fique tudo a seu cargo (e onde também terá que estar bem consciente quanto a possíveis riscos de segurança que podem igualmente criar uma janela aberta para o que se passa em sua casa.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)