2013/08/16

Copyright ao ataque nas impressoras 3D


Começam a tornar-se cada vez mais frequentes os casos que nos relembram a próxima "batalha" que está para chegar. Depois do combate à pirataria nas cassetes pirata, vídeos VHS, e agora nos downloads digitais de música e filmes, as atenções viram-se para as impressoras 3D.

As impressoras 3D permitem criar tudo aquilo que se imaginar... mas nem sempre essa imaginação será tolerada pelos detentores dos direitos das peças/imagens/etc. em que se basearem. Por exemplo, no caso do iThrone, um suporte para carregar smartphones baseado no trono do Game of Thrones, a HBO não gostou da ideia e rapidamente pôs fim ao projecto.

O problema é que, se por agora se poderá considerar que ainda é relativamente simples controlar este tipo de situações - facilmente se antecipa que rapidamente isto se torne impossível, a partir do momento que a tecnologia de impressão 3D se popularizar ao ponto de chegar a um maior número de pessoas. Tal como hoje em dia nada vos impede de usar a vossa impressora 2D para imprimir um livro; nada vos impedirá de fazer o download de um modelo 3D - mesmo que seja de um objecto "copyrighted" - e imprimi-lo. Ou em último caso, nada vos impede de criá-lo vocês mesmos, num programa de modelação 3D (ou usando um scanner 3D) sem terem que fazer download seja do que for.

Ter qualquer ilusão de que será possível impedir isto será o equivalente a tentar impedir que um escultor possa recriar no seu estúdio qualquer coisa que bem entenda. Infelizmente, como o bom senso é algo que não parece existir na área dos defensores do copyright, preparem-se para ver inúmeras medidas e investimentos megalómanos feitos em sistemas de DRM para impressoras 3D... e os habituais gritos de pânico de que as impressoras 3D vão ser o fim de toda a indústria de produção, etc. etc. Até finalmente compreenderem que só têm a ganhar, caso olhem para o "problema" pelo lado oposto: facilitem o acesso aos conteúdos por preços convidativos, promovam o seu uso, e deixem... de tratar toda a população mundial como criminosos.

3 comentários:

  1. Ainda recentemente o produtor do "Game of thrones" veio confirmar que o facto de a série ter sido pirateada lhe tinha trazido uma notoriedade fantástica.... tendo assim agradecido a quem a pirateou ... demora tempo... mas às vezes alguém consegue ver para lá do primário e atingir o que para muitos é tão óbvio.

    ResponderEliminar