2013/08/17

Nasa vai separar Gémeos por um ano: um no Espaço - outro na Terra


A compreensão dos efeitos da micro-gravidade e exposição à radiação cósmica no corpo humano é um dos aspectos que mais precisa ser estudado se queremos pensar em missões de longa duração a outros planetas. E embora tenham sido já vários os astronautas (e cosmonautas) a permanecer a bordo da estação espacial por longas temporadas, a Nasa prepara agora uma missão que dá uso aos clones naturais criados pela Natureza - os gémeos - para melhor avaliar esses efeitos.

Mark e Scott Kelly não só têm o privilégio de serem astronautas, como são também os dois únicos astronautas gémeos ao serviço da Nasa. E agora, preparam-se para servir de "cobaias" numa missão que irá manter um dos irmãos no espaço por um ano, servindo o outro (que entretanto se reformou do serviço) como padrão de referência para comparação.

Esperemos que esta experiência dê resultados que ajudem a melhor compreender os efeitos da ausência de gravidade e dos "escudos protectores" que o nosso planeta têm para nos manter a salvo das radiações no corpo humano. (E não posso deixar de achar que, por muito bem que se dêem estes irmão gémeos, ficaria sempre com inveja se fosse o que tivesse que ficar "cá em baixo"! :)



1 comentário:

  1. Uma coisa é certa, e hipoteticamente falando, se os dois tivessem nascido ao mesmo tempo, quando um regressar, o outro está um bocadinho mais velho e com o ADN mais destruído...

    ResponderEliminar