2013/08/02

Patreon inspira-se nos Patronos para Sustentar Artistas


A questão de como os artistas podem ganhar a sua vida se os utilizadores simplesmente partilharem as suas obras sem pagarem por isso é algo bem pertinente e que merece discussão. Durante séculos, a vida de artista apenas era possível graças a patronos que os sustentavam; agora, este Patreon quer modernizar esse conceito recorrendo ao crowdfunding.

Em vez de ficar dependente da publicidade do YouTube, Jack Conte optou por apelar aos fãs para que contribuíssem monetariamente para a realização dos seus trabalho. Neste momento, isso faz com que receba mais de $6000 dólares para cada novo vídeo que publique - valor bem superior ao que receberia por via de publicidade no YouTube. Para além disso, diz que a publicidade "cega" faz com que muitos criadores não se preocupem com a qualidade, mas simplesmente com a quantidade - enquanto que com financiamento vindo directamente dos fãs, se tem um maior cuidado para fazer algo de qualidade que os fãs apreciem.

Este Patreon acaba por funcionar de forma idêntica aos sites de crowdfunding (como o Kickstarter e Indiegogo) mas em modalidade recorrente, com fãs que se disponibilizam a pagar "X" por cada novo vídeo/música/história/etc. que o seja criado pelo seu autor/criador favorito. Há outros projectos, como o Subbable, que optam por donativos mensais fixos em vez de ser "por produto".

De uma forma ou de outra, parece-me é que cada vez se tornará mais comum seguir-se esta tendência de corte de intermediários e de ligar directamente os artistas e criadores aos seus fãs - sendo estes a sustentá-los directamente por meio desta "patronagem digital".

[via ATD]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)