2013/08/02

Sistema Económico Transforma Microscópico de 2X em 20X


Depois das câmaras com "lightfield" que são capazes de fazer magia com as imagens (permitindo refocar e até captar imagens multiespectrais e polarizadas), é agora vez de um tecnologia semelhante ser aplicada aos microscópios com resultados surpreendentes: permitindo melhorar a resolução de lentes baratas e transformar uma imagem captada com uma lente de 2X em algo equivalente a 20X.

O truque está numa pequena base com LEDs que é colocado na parte inferior, e que permite captar múltiplas imagens microscópicas com a iluminação a ser feita por cada LED na sua posição diferente. As imagens resultantes são de baixa resolução, mas depois de processadas por um computador permitem criar um padrão de interferências e direcção da luz que permite reconstruir uma imagem com muito maior detalhe do que seria possível com a lente utilizada.

Para além disso, continua a ter as vantagens associadas às câmaras/lentes lightfield, em que se torna possível focar a imagem após a captação das imagens, e que se torna particularmente útil no caso das imagens microscópicas. E como última vantagem adicional, este sistema tem um custo relativamente baixo ($200) e pode ser aplicado a qualquer microscópio óptico (sendo o princípio aplicável também a outros sistemas, como os raios-X e microscópios de electrões). Mal posso esperar para ver os átomos "fotografados" com 100x maior resolução! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)