2013/08/15

WeatherSignal recolhe o estado do tempo pela temperatura das baterias


Há muito que se fala da possibilidade de usar os smartphones como sensores remotos que poderão ser utilizados para determinar o estado do tempo com muito maior precisão que as poucas dezenas/centenas de estações meteorológicas oficiais actualmente existentes.


Embora a maioria dos smartphones não tenha um sensor de temperatura ambiente, a maioria possui um sensor de temperatura na bateria para garantir a segurança no processo de carregamento. Os criadores da app OpenSignal lembram-se de analisar os resultados recolhidos pela sua app para ver se o histórico da temperatura da bateria poderia ter alguma relação com a temperatura ambiente... e fizeram uma descoberta curiosa.


Efectivamente, a temperatura do sensor da bateria tinha uma variação coincidente com a da temperatura ambiente, e que depois de aplicada uma fórmula de correcção resulta numa estimativa bastante aproximada das temperaturas reais (com variação média de apenas 1.5ºC).

Ter em consideração que estes resultados são obtidos após o processamento de dados enviados por milhares de utilizadores, e tendo em conta que uns poderão estar dentro de casa com ar condicionado, outros no exterior, e ainda aqueles casos em que a temperatura da bateria pode ser afectada por factores como o carregamento, ou utilização intensiva do equipamento, etc.

Para explorar ainda mais esta vertente, criaram uma app destinada exclusivamente a esta função: a app WeatherSignal.

Uma vez que os smartphones têm incluído cada vez mais sensores (o Galaxy S4 já tem sensor de temperatura ambiente e humidade), este tipo de utilização poderá vir a tornar-se cada vez mais fiável e comum no futuro... e talvez contribua para que, finalmente, se possa começar a acreditar nas previsões meteorológicas. ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)