2013/09/30

Deveremos deixar um portátil sempre ligado à corrente?


Vivemos num mundo mobile onde cada vez menos gostamos de nos sentir preso por qualquer tipo de cabos. Mas mesmo com as tentativas que têm existido para nos trazer electricidade sem fios, o cabo de alimentação eléctrica continua a ser um dos cabos sem o qual não podemos passar na maioria dos casos. Por outro lado, há também aqueles casos em que usamos equipamentos móveis quase permanentemente ligados à electricidade - como frequentemente acontece com os computadores portáteis. Mas... será isso aconselhável? Quais os efeitos que isso terá na longevidade da sua bateria?



Seja um portátil, câmara fotográfica ou smartphone, podemos dizer com toda a certeza que as baterias continuam a ser o maior pronto fraco dos equipamentos portáteis. Não só são responsáveis por grande parte do peso e volume dos equipamentos, como também têm um número limitado de ciclos de carga e descarga.

Muitas pessoas ainda têm noções (agora erradas) do tempo em que usavam baterias recarregáveis de NiCd, que iam ganhando um "efeito de memória" se não fossem completamente descarregadas antes de as recarregarmos. Nas baterias mais modernas de iões de lítio esse efeito de memória já não existe, sendo até recomendável que não se deixe esgotar a bateria (a não ser ocasionalmente, para efeitos de calibração do sensor de estimativa de carga). Tratando-se de reacções químicas, ambos os extremos (da descarga total, e da carga total) são situações bastante "penalizadoras" para os seus compostos.

Idealmente, uma bateria moderna nunca deveria ser recarregada nem descarregada totalmente. Segundo alguns especialistas, o ideal seria adoptar uma política de 40-80%. Ou seja, parar de carregar quando chegasse a 80% de carga, voltar a carregar quando descesse até aos 40%. Uma prática que pode ter efeito bastante significativo na longevidade de uma bateria: uma bateria que esteja sujeita a ciclos de descarga e carga completa e tenha apenas 300 a 500 ciclos de vida poderá passar a suportar quatro vezes mais (1200-2000 ciclos) se for carregada apenas até 70%!

É precisamente por isso que um portátil ligado continuamente à bateria irá reduzir drasticamente a longevidade da bateria: ao tentar manter a bateria continuamente nos 100%, irá causar desgaste adicional nas células da bateria, fazendo com que em vez de anos, estas baterias possam perder muita da sua capacidade numa questão de meses - situação que é agravada pelas temperaturas elevadas (outro dos grandes inimigos das baterias) derivadas da utilização do portátil e do carregamento em simultâneo.

Idealmente, os sistemas de carregamento dos portáteis deveriam ser inteligentes para saber implementar este ciclo mais saudável para as baterias quando se tratam de equipamentos sempre ligados à electricidade; em vez de assumirem que continuamente precisam da carga máxima. Mas infelizmente, não é o que acontece.


A solução mais fácil, e que muitos recorrem, é a de simplesmente removerem a bateria quando usam o portátil ligado à corrente. Neste caso perdem-se as vantagens de um portátil caso aconteça alguma falha de energia; para além de que alguns portáteis já nem estão preparados para isso, contando com a presença da bateria para disponibilizar a potência necessária para o funcionamento do sistema (e poupando dinheiro no carregador, que assim poderá ser de potência inferior).

Não havendo solução ideal, o melhor que se pode fazer é estar alertado para esta situação, e gerir da melhor forma a carga dos seus portáteis (e demais equipamentos) para tentar esticar ao máximo a longevidade das suas baterias.

22 comentários:

  1. Isso é tudo muito lindo, mas quando temos baterias que não são removíveis pelos utilizadores (apple wink wink)...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. infelizmente os computadores com baterias não removíveis desapareceram, o que é uma pena. Mas ainda tenho esperanças que algum fabricante volte a esse sistema que julgo teria sucesso para fabricante também. É uma seca ter de andar sempre a carregar baterias.

      Eliminar
  2. A temperatura é hoje um grande problema, seja pelo aquecimento dos equipamentos, seja pelo facto de muitas vezes os deixarmos em sítios muito quentes:
    http://www.pouparmelhor.com/praticas/as-baterias-e-a-temperatura/

    Depois, é impressão minha que o artigo da Wired está engatado, dado que confundem o DoD com o nível de carregamento, que são inversos um ao outro...
    http://www.pouparmelhor.com/praticas/preservar-as-baterias/

    A.Sousa
    Poupar Melhor

    ResponderEliminar
  3. Pois é... eu já tentei recentemente manter a tal carga nos 40/80% com baterias recentemente compradas de substituição, mas é inevitável deixá-las carregar pela noite dentro ou então conseguir carrega-las antes que o telemóvel comece a apitar... Talvez um sistema inteligente fosse o adequado, mas se isso implicar a capacidade da mesma será sempre para excluir de hipótese...

    ResponderEliminar
  4. Já não sei como fazer. . . Cada vez que leio sobre este assunto, mais baralhado fico. . .
    Comprei um ultrabook no sábado passado e aconselharam me a manter sempre com carregador ligado. . . Também disseram para evitar descarregar abaixo dos 20%

    ResponderEliminar
  5. Tinha ideia que no caso dos portáteis , quando chegassem a 100%, faziam uma espécie de bypass.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuno... nos ASUS que tenho tido ė isso que acontece... passar a modo AC e deixa de carregar preservando a vida da bateria. O problema principal das baterias de litio é o de aceitarem sempre carga... e poderem explodir por carga excessiva. Assim sendo os PCs possuem um sistema que controla este processo. Não consigo perceber o problema levantado neste post. Tanto que se tivermos a trabalhar em modo DC (bateria), o processador diminui a velocidade de processamento.

      Eliminar
    2. Nuno... nos ASUS que tenho tido ė isso que acontece... passar a modo AC e deixa de carregar preservando a vida da bateria. O problema principal das baterias de litio é o de aceitarem sempre carga... e poderem explodir por carga excessiva. Assim sendo os PCs possuem um sistema que controla este processo. Não consigo perceber o problema levantado neste post. Tanto que se tivermos a trabalhar em modo DC (bateria), o processador diminui a velocidade de processamento.

      Eliminar
  6. Eu tenho um Macbook Pro de 2010 e tenho-o a maior parte do tempo ligado à corrente. E uma coisa que reparei foi que o OS nunca deixa carregar até 100%, fica sempre pelos 96% ou 97% a maior parte do tempo.
    Acho que nesse aspecto a Apple tem um sistema inteligente de otimização da bateria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, isso é a bateria que já perdeu capacidade.

      Eliminar
    2. Não. É apenas um erro de calibração. A solução será esgotar a bateria até que o macbook se desligue sozinho, e depois carregá-la toda até ao fim com o macbook desligado.

      Eliminar
    3. Eu uso um programa para calibrar a bateria. E refere que até agora apenas fiz 286 completos, e que ainda estou com uma capacidade de 88%.
      Sendo que as baterias dos Mac são produzidas de forma a manter até 80% da sua capacidade original até 1000 ciclos.
      É normal perder alguma capacidade, a bateria original tinha uma capacidade de 6900mAh e está agora em 6112mAh.
      Mas o facto de ela não carregar até aos 100% é mesmo um método utilizado pelos Mac de forma a não ter propositadamente a bateria carregada sempre a 100%, o que seria prejudicial.

      Eliminar
  7. O meu portatil tem configurado na bios para carregar apenas até 80%, e se eu reparar no windows ele diz: "bateria 80% - não está a carregar"
    já posso deixar o portatil ligado sempre ao carregador tendo este controlo de carga automático?

    ResponderEliminar
  8. Há muitas mistificações e muitos mitos sobre este assunto. Em primeiro lugar convém eslcarecer que quando o computador indica que a bateria está a 100%, ela está a100% da carga definida pelo fabricante, mas nunca está a 100% da carga química máxima. Está na realidade a uns 85 a 90%. A mesma coisa no fundo. Quanto o computador diz que está a 0%, ainda tem na verdade uns 5 a 10%. Por outro lado, quando a carga chega ao máximo e o portátil continua ligado à tomada é feito um bypass automático, passando o computador a trabalhar exclusivamente com carga da tomada. Isto vê-se muito bem nos macbooks, em que depois de estar completamente carregada (100% no mostrador, 90% na realidade), a carga vai descendo até aos 95% quando ligado à tomada, voltando a seguir aos 100. Portanto, nos computadores modernos minimamente bons não é preciso fazer gestão nenhuma da bateria. É usar e pronto. O tempo que vão perder com estes cuidados pouco vos vai render em vida útil.Tão pouco que não compensa o tempo perdido. Ao contrário da temperatura, essa sim, um grande inimigo das baterias. Quando mais fresco correr o portátil, melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atençao, fresco não é gelado. Muito frio também é mau para o desempenho de uma bateria.

      Eliminar
  9. Muitos notebook tem opção para uso desktop, ate alguns antigos. O meu Sony Vaio Pro permite configurar para manter a 50% ou 80%. Eu deixo em 50%

    ResponderEliminar
  10. Ain't nobody got time for that!

    ResponderEliminar
  11. Sempre pensei que era melhor ter o portátil ligado à corrente porque se as baterias funcionam por ciclos e estamos continuamente a usá-las, com certeza que é pior desligar da corrente e acrescentar mais ciclos. O ideal seria mesmo que o computador 'puxasse' a corrente do cabo qd a bateria está nos 100% e deixar a bateria ir descarregando naturalmente sem a usar (o que será muito lento porque não está a ser utilizada).

    ResponderEliminar
  12. o Sony Vaio com W8 tem a opção para os 80%. É essa que eu uso.

    ResponderEliminar
  13. Eu pessoalmente e não sendo nenhum especialista na matéria, também tinha anoção que o sistema de bypass existia e sendo que uso diariamente um portátil, não me passa pela cabeça andar a ligar e desligar o portátil da corrente durante a utilização. Posto isto, o meu netbook (asus se de facto for importante para a questão) com 5 anos que usei diariamente até à uns meses mantém-se com uma autonomia de 4 a 5 horas (inicialmente conseguia umas 6 horas) e nunca lhe retirei a bateria ou desligava da corrente quando tinha acesso a tomadas. Os únicos cuidados que tinha era mesmo evitar esgotar a bateria.
    Até pode ter sido sorte, mas sinceramente tem sido estratégia que tem funcionado até hoje e que não estou a considerar mudar. Mas é bom saber que isto continua a ser uma polémica que faz correr tinta. XD

    ResponderEliminar
  14. Boas, este conselho dos 40-80% ainda se mantem?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  15. Tenho um tablet asus(com teclado) sera que deixar ele carregando toda a noite pode de qualquer forma estragar ele?
    Beijos de portugal

    ResponderEliminar