2013/09/30

Microsoft Promove o Windows 8.1 com o regresso do Start Button


Não deixará se ser caricato que para promover o seu mais recente Windows 8.1 a Microsoft esteja a dar destaque a algo em que apostou por mais de uma década, e que depois unilateralmente decidiu remover no seu Windows 8 - até ser forçada a recuar nessa decisão perante as reclamações dos utilizadores. Refiro-me ao start button - alvo de uma polémica que não me parece que se vá ficar por aqui.



Depois de anos a "formatar" os cérebros dos utilizadores das vantagens do start button, a MS vai finalmente recuperá-lo no Windows 8.1, que também passa a ter a possibilidade de arrancar directamente para o ambiente de trabalho tradicional. Duas coisas que - diga-se de passagem - deveriam ter existido desde sempre no Windows 8, e que nem deveriam merecer "tempo de antena" ou honras de destaque na promoção do novo sistema operativo.

O "problema" é que me parece que este Start Button pouco ou nada fará para acalmar as legiões de utilizadores Windows que reclamavam a sua falta. É que a MS trouxe-nos apenas e somente o Start Button e não o Start Menu - que é o que as pessoas realmente querem. Desta forma, este Start Button apenas serve para comutar rapidamente para o "metro UI", coisa que já se podia fazer de muitas outras formas.

Claro que há soluções para adicionar um start menu ao Windows 8, mesmo sem a ajuda da Microsoft. Mas... independentemente de tudo o de bom que o Metro UI tem, e que a seu tempo se poderá vir a tornar numa alternativa para o Windows tradicional; melhor seria que a MS deixasse que esta transição fosse feita por iniciativa dos utilizadores e não imposta à força que - como agora reconhece ao implementar estar "novas funcionalidades" bem antigas - não cai lá muito bem com a maioria dos utilizadores.




Muito melhor conseguido está o anúncio aos novos Surface, que mostram algumas das suas vantagens - desta vez sem recorrer a comparações com a concorrência - e mais valias. (Só temos aquela questão do Surface 2 estar a ser ali "disfarçado" para ver se alguém o compra por engano como sendo um tablet Windows... até descobrirem que afinal não o é na sua "totalidade".)

9 comentários:

  1. Eu espero é que cheguem as devidas compatibilidades do Windows 8 com o Hardware em geral, tenho muitos problemas em usar as portas USB 3.0 do portátil e como não tem nenhuma USB 2.0 lá tenho de recorrer a um emprestado para as ocasiões. Quanto ao Start button já nem faz falta... já me habituei lindamente e desde o inicio ao bendito "Classic Shell" e por cá irá ficar... :)

    ResponderEliminar
  2. Pena é que eles não entenderam que o pessoal queria o botão de volta mas era com o menu agarrado, não era um botão que não serve para nada.

    ResponderEliminar
  3. Foi a pior coisa que fiz ao meu simpático portátil, a actualização do Windows 7 para a tristeza que é este Windows 8. Um SO transformado às três pancadas sem vantagens aparentes para PC's.

    ResponderEliminar
  4. Cheguei a presenciar uma situação de um individuo que tinha poucos conhecimentos de informática e que foi ao apoio ao cliente de uma mediamarkt para pedeir á amável colaboradora que o ajudasse com o computador pois estava habituado ao menu iniciar!!!!
    Acho que isto demonstra tudo!!!

    Eu compreendo que eles queiram inovar, mas após tantas decadas a "habituarem-nos" ao menu iniciar, não deviam simplesmente desaparecer com ele, sem darem hipotese às pessoas de escolherem se querem o seu computador com ou sem o dito menu.

    ResponderEliminar
  5. O mais irritante não foi o desaparecimento do Start Button, mas sim do Start Menu.
    Isto é só atirar areia para os olhos dos papalvos e ficar á espera que os sites de tecnologia propaguem a mensagem de que a MS "ouve os clientes" porque trouxe o Start Button de volta.

    ResponderEliminar
  6. _______ velho não aprende línguas novas...

    A mim não me faz falta nenhuma nem o start buton, nem o menu iniciar, visto que eles estão lá, exatamente no mesmo sítio! clica-se no canto inferior esquerdo e "sharan" modern UI, que tem tudo o que tinha o menu iniciar.

    E como muito bem é demonstrado num dos melhores anúncios que já vi, até uma criança sabe mexer no Windows 8

    http://www.youtube.com/watch?v=RVycAaa7-q8

    ResponderEliminar
  7. O anúncio do Surface está muito bem apanhado, faz-me querer um. :P

    ResponderEliminar
  8. O 8 não é mais que um vista, pouco, melhorado! Uma treta. Comprei um Samsung com o 8, e já o mudei para o 7. Uma beleza.

    ResponderEliminar