2013/09/13

Morreu Ray Dolby - pioneiro do som surround e da redução de ruído


O pioneiro na redução do ruído nos suportes sonoros, Ray Dolby, morreu aos 80 anos. Hoje em dia poucos darão valor ou significado aos logotipos Dolby que vemos espalhados um pouco por todo o lado, dos cinemas às aparelhagens de som, e até nalguns smartphones e tablets; mas para quem por cá andava no tempo das cassetes de música (ou até antes disso, nas fitas em bobine) saberá bem o quanto temos que agradecer a este senhor.



Embora fosse detentor de mais de 50 patentes, Dolby ficará para sempre associado aos seus sistemas de redução de ruído. O Dolby A, B, C, S, SR, HX, etc. sistemas pensados em gravar e reproduzir o som com a máxima qualidade. Posto de forma simplificada, o princípio é o de comprimir certas frequências do sinal sonoro (ter em conta que estamos a falar de sinais analógicos, e não de compressão digital) de modo a que sejm menos susceptíveis ao ruído - sendo aplicado o efeito inverso aquando da leitura, para recriar o sinal original com menor interferência. (Na realidade a coisa é bem mais complicada do que parece, com certas frequências e volumes a servirem para modificar automaticamente qual o processo a aplicar...)

E claro, não podemos também esquecer que é graças a ele que podemos desfrutar do som surround em nossas casas... o nome Dolby Pro Logic que popularizou os sistemas 5.1 diz-vos alguma coisa? :)


Com a passagem para os suportes digitais poderia pensar-se que estes sistemas ficariam obsoletos... mas a verdade é que mesmo nesta época digital continuamos a dar uso às suas criações, como é o caso do Dolby Digital.

Ray Dolby, um exemplo de um homem que nunca deixou de inovar na sua área e acompanhar os tempos, recusando-se a descansar sobre o que tinha feito anteriormente.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)