2013/10/10

Como fidelizar os clientes - recado aos Operadores


Já por várias vezes tenho falado aqui da questão da fidelização, aplicada aos operadores de telecomunicações e aos serviços de internet/televisão por fibra/cabo. Infelizmente, os anos passam e continuo a ver que os operadores nacionais continuam a recorrer à mesma velha técnica de sempre de tratar os clientes como inimigos, maltratando-os o mais possível. É algo que vai contra toda a lógica, e que só vai funcionando porque todos parecem ter combinado em fazer o mesmo. Não será altura de alguém mudar isto e dar início a uma nova era?


Antes do mais, que fique bem claro: uma empresa tem como propósito dar lucro. Que não haja ilusões quanto a uma empresa nos oferecer algo que não seja sustentável a longo prazo e lhe permita crescer. Só que, essa busca pelo lucros não deveria ser feita à custa do abuso dos seus clientes - nem tão pouco é incompatível com um melhor tratamento dos clientes.

Vejamos... hoje em dia, com o mercado saturado, a luta dos operadores consiste em conseguir fazer com que um cliente abandone um serviço concorrente para passar a usar (leia-se: pagar!) pelo seu. Obviamente que um cliente que está disposto a saltitar de serviço por meia-dúzia de cêntimos não é um cliente "fiel", e que tão depressa mudará para um operador como na semana seguinte mudará para outro que lhe retire mais um cêntimo da mensalidade. Para evitar isso a solução encontrada foi impor os "contratos de permanência", que acorrentam o cliente durante 12 (ou agora, mais frequentemente, 24) meses para que seja "dinheiro garantido" - deixando de ser uma preocupação o grau de satisfação do cliente: "Este já está no papo! Venha o próximo!"

Acho igualmente uma aberração (para não dizer revoltante) que estes operadores mudem os preços conforme a capacidade de regatear/ameaçar. Um cliente pacato paga o preço de tabela; outro que passe horas ao telefone a "chatear" conseguirá um valor bastante inferior pelo mesmo serviço.

E igualmente inaceitável é que um cliente que permaneça calado/distraído, possa continuar a pagar o mesmo valor por plano que entretanto poderá ter sido substituído por outro melhor e/ou mais barato. Ou que para novos clientes sejam oferecidas condições mais vantajosas inacessíveis aos clientes de longa data. (E desta vez nem vamos falar das habilidades de iludir os potenciais clientes com "ilimitados", ou tarifários promocionais que duram apenas 3 ou 4 meses - algo que deveria caber à entidade reguladora pôr ordem nesta situação que vai atingindo proporções absurdas!)


A minha proposta aos operadores era simples. Em vez de olharem para nós como meros cifrões que têm que ser espremidos até ao tutano, olhem para nós como simpáticas plantas que melhor crescerão se forem acarinhadas. Dito de outra forma: em vez de nos aliciarem com planos promocionais, cheios de asteriscos e condições escondidas atrás de PUAs que nada dizem, e acorrentarem com contratos de permanência - que tal fornecerem serviços e condições onde seja do interesse do cliente querer permanecer convosco?

Que tal começarem por apresentar as condições e tarifários de forma bem clara, sem subterfúgios, sem asteriscos, sem palavreado cuidadosamente estudado para induzir em erro?

Que tal anunciarem que garantem que os clientes antigos terão sempre e automaticamente acesso às (melhores) condições oferecidas aos novos clientes?

Que tal, em vez de dos contratos de permanência e ameaça de pagamento de valores devidos, oferecem um desconto cumulativo por cada ano de permanência? Um cliente que permanecesse 5 anos teria 5% de desconto, por exemplo, até um máximo de 10 anos e 10% (por exemplo).


Sei lá... isto são coisas que estou a imaginar de cabeça neste momento, certamente que uma multinacional com dezenas ou centenas de pessoas dedicadas a este tipo de coisas conseguiria encontrar mil e uma outras formas "simpáticas" de tratar os clientes como aliados e não como prisioneiros.


Fica o desafio lançado... pois por mim, já estou farto de ter que desconfiar de tudo o que me apresentam, de ler as letrinhas pequenas, de assumir que quando menos se esperar lá virá uma despesa extra que tinha ficado por dizer, etc. etc.

11 comentários:

  1. A minha vontade é copiar o link deste artigo e enviá-lo à minha operadora, a Vodafone.
    Mas como não me apetece "ficar marcado" e visto estar em negociações para renovação de contrato, talvez não o faça.
    Parece que todas as operadoras são dirigidas por chico-espertos idiotas...

    ResponderEliminar
  2. Há operadoras que nem a negociação à força fazem.. Já por duas vezes reclamei com a MEO por ter que pagar mais do que as pessoas que têm fibra por uns meros 100Kps (com sorte, costuma andar à volta dos 90). Mas o problema não é só este, é um pouco mais profundo. Começando nos sistemas informáticos com interfaces confusas para os funcionários, que causam tempos de espera para atendimento nas lojas à volta de 40min-1h (que levam o consumidor a reclamar menos), passando pelas aplicações mal desenhadas que nos "oferecem" para mostrar que fazem alguma coisa mas que na realidade são lixo, passando pelas taxas de tráfego ilimitado às pessoas com ADSL e a ainda idiota divisão de tráfego internacional e nacional, e acabando nas alegações de "Portugal com fibra de lés a lés" e haver zonas do país que simplesmente não têm acessos minimamente decentes, só porque estes senhores não querem...
    E nem entro nos tarifários de telemóvel, onde as quantidades de dados que oferecem nos supostos tarifários "ilimitados" até me fazem doer a barriga de tanto rir.

    ResponderEliminar
  3. Bom artigo.
    A conclusão a que cheguei esta semana foi de que é preciso mesmo que o cliente se chateie para que estes senhores "baixem as orelhas".
    Depois de saber que a Vodafone (e outras outras operadores móveis devem fazer o mesmo) cobra €6 para efetuar uma simples alteração de tarifário, mandei um email a reclamar desta situação, ligaram-me e ofereceram-se para efetuar a alteração sem custos! Temos mesmo que "mandar vir" com estes tipos!

    ResponderEliminar
  4. Um artigo que replica na perfeição o sentimento de talvez todos os clientes desses serviços. Para ser perfeito só falta mesmo é que as operadoras tomem consciência e implementem todas essas verdades citadas...

    Se pelo menos uma, o fizer na integra, já será meio caminho andado para a tal convergência entre todos eles, desta vez a favor dos seus clientes...

    Fica a faltar a outra parte, a da regulação, mas se os operadores quisessem bem que nós "prescindi-ri-a-mos" de nos lembrar-mos frequentemente dela. :)

    ResponderEliminar
  5. Seria com enorme probabilidade (apesar que talvez fosse a mais cara) a operadora que escolheria.
    Muito sinceramente, a nivel de ISP a Vodafone de momento é a mais correcta (em fibra, visto que em ADSL e a linha não sendo deles deveriam ser mais claros nas limitações deles). Já fui Cabovisão há muitos anos e era um cliente satisfeito... Tirando a PUR muito curta também parece fidelizar bem os clientes, e a Clix que é a operadora que reuniu as maiores taxas de satisfação (reais, não aquelas encomendadas pela Zon que tenho pena ter de ser cliente deles... a fibra que só funciona 12 horas por dia...)

    ResponderEliminar
  6. Concordo perfeitamente com o artigo, ainda ontem estive a reclamar com o serviço da Zon e a primeira resposta que tive da alteração de condições foi que apenas se aplicava a novos clientes ou clientes que alterassem o seu tarifário. Imediatamente fiz notar a operadora que não era assim, a mesma que desconhecia quais as novas condições.

    As operadoras deviam colocar os olhos nas seguradoras e nos bónus que são atribuidos por anos sem acidentes,, apesar de não serem grande exemplo é melhor que do que o que os ISPs fazem actualmente.

    ResponderEliminar
  7. Caro Carlos,

    Concordando na quase totalidade do seu email, há um ponto em que discordamos em absoluto:

    Da mesma forma que apenas uma minoria pede a revisão das suas mensalidades (na qual eu me incluo), também apenas uma minoria é cliente por ser "fiel" a um serviço e por isso nada faz para melhorar a situação.

    E é essa a verdadeira razão do comportamento das operadoras, não vamos imaginar um mundo maravilhoso que não existe. Se os clientes não demonstram qualquer indicação de que estão insatisfeitos, porque razão vai a operadora baixar o preço ?!? (queriamos relembrar que estamos a falar de Empresas que têm como objectivo o lucro)

    E um esclarecimento, já renegociei contratos com Meo e Vodafone, com esta ultima acertado no mês passado. O processo durou 2 telefonemas, e apenas foi preciso um 2º telefonema porque não quis aceitar a proposta de renovação feita sem consultar devidamente as restantes ofertas.

    Os operadores têm muito para fazer no campo da Fidelização, mas não façamos dos clientes umas vitimas oprimidas de todo este processo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Nuno,
      Não consigo ver qual o objectivo do seu comentário."Não façamos dos clientes vitimas...."
      Então quem são as vitimas? As operadoras? Desde a forma como resolvem qualquer contencioso em que o pseudo provedor decide sempre para o lado da operadora, por mais justa que seja a reivindicação do cliente.
      Como dizia e muito bem o Carlos é uma aberração as tarifas serem alteradas apenas em função da capacidade de regatear do cliente...
      O caladinho aqui é o prejudicado. Isto é negociar ao nivel de qualquer aquisição em Marrocos.
      Há formas de fidelizar e premiar clientes com critérios de equidade e justiça.
      Quando as operadoras crescerem....

      Eliminar
  8. Outra questão que podia ser abordada mais a fundo é a da publicidade enganosa feita pelas operadoras. 24,90/mês diz o Meo. Lá bem escondidinho está a nota de que é só durante 4 meses. 24,90 sem asteriscos diz a Vodafpone. Gostava que me demonstrassem como, apenas por 24,90, consigo ter acesso a toda a oferta que anunciam na sua publicidade. Se calhar uma box dava jeito, não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tiver fibra não precisa de box ;) apenas o serviço ADSL o obriga.

      Eliminar
  9. Há ainda o caso "estranho" da MEO em que os clientes empresariais paga o mesmo pelos pacotes que os clientes residenciais mas não têm acesso aos mesmos serviços. Por exemplo, o MEO Go! que não está disponível, nem sequer a opção paga!

    ResponderEliminar