2013/10/09

Como gravar o ecrã do computador usando o VLC


Por vezes há coisas que são melhor explicadas com um vídeo do que com mil palavras ou imagens. Quando isso obriga a mostrar como fazer algo no nosso computador, a maioria das pessoas não sabe por onde deve começar. Se usam o VLC para ver vídeos, gostarão de saber que não precisam de nenhum programa adicional para fazerem essa captura do ecrã em vídeo.

O VLC é imensamente versátil... e as suas capacidades vão para além da mera reprodução de (praticamente) todos os ficheiros de vídeo existentes. De facto, podem usá-lo para gravar o que se passa no vosso ecrã, sem necessitarem de nenhum programa adicional (como o CamStudio ou o FRAPS - caso desejem um adequado para captar vídeos de jogos no PC).

Para isso basta abrirem o VLC, irem ao menu Media e seleccionarem Stream.

Na janela "Open Media" que aparece, seleccionam a última tab "Capture Device" , e escolham o modo de captura "Desktop". Ainda nesse ecrã, escolham quantos frames por segundo desejam captar (tendo em atenção que quanto maior for a resolução do ecrã e a frequência de captura, mais trabalhoso será para o computador fazer as capturas - podendo chegar ao ponto de não ser capaz de capturar tudo como deveria).

Depois têm apenas que ir seguindo o processo, clicar em stream, depois em next, seleccionarem o ficheiro de destino "file -> add", seleccionar a opção de transcoding (se não souberem que codecs usar, deixem ficar o que vem seleccionado de origem), e por fim clicar novamente em stream para dar início à gravação. Se tiverem feito tudo correctamente, tudo o que fizerem no vosso ambiente de trabalho estará a ser gravado para o ficheiro de destino que especificaram.

Actualização: se quiserem que apareça o ponteiro do rato, poderão adicionar o seguinte comando ao url do stream gerado pelo VLC:

  • :screen-follow-mouse :screen-mouse-image="c:\temp\mousepointerimage.png"
    (com a localização respectiva da imagem que quiserem utilizar como ponteiro do rato)


Este método pode obrigar a mais alguns cliques do que se usarem um programa específico para fazer screen capture, mas se for algo que fazem apenas ocasionalmente e já usarem o VLC... serve perfeitamente e evita a instalação de programas adicionais. (E vocês já sabem que eu, sempre que puder evitar a instalação de coisas extra... agradeço! :)

Como não podia deixar de ser, aqui fica um vídeo gravado usando o VLC, a explicar como se grava o vídeo usando o VLC (e não liguem aos "glitches", que foi por culpa do programa de edição que usei a seguir para fazer zoom e clip do vídeo - se fosse só a captura, estava perfeita).


Actualização: também podem usar o YouTube para gravar ou transmitir em directo o ecrã do computador.


6 comentários:

  1. Eu gostava era de fazer isso direto para a TV e nunca consegui. Será que dá?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No destino, em vez de ficheiro tens lá opções para vários streams, talvez um deles seja um stream compatível com o da TV?

      Eliminar
  2. E para que o ponteiro do rato apareça no vídeo, basta adicionar ao url do stream entretanto gerado a seguinte linha:
    :screen-follow-mouse :screen-mouse-image="c:\temp\mousepointerimage.png"

    Atenção que temos de ter uma imagem de ponteiro precisamente no caminho que colocarmos no url

    ResponderEliminar
  3. Parece-me que isto não funciona no VLC para Mac OS... :-/

    ResponderEliminar