O Luis Costa teve a oportunidade de experimentar uma fonte de alimentação Corsair AX860i e partilha connosco as suas impressões sobre este componente que tantas vezes é descurado pela maioria dos utilizadores.
Um PC é sempre resultado do equilíbrio dos componentes que o constituem. Não adianta ter um CPU topo de gama e um disco de 5400RPM ou uma placa gráfica "do século passado" no caso de querermos jogar as últimas novidades.
A fonte de alimentação é um dos componentes que normalmente é descurado pelos utilizadores. Compra-se uma caixa, que com sorte, até já trás fonte incluída e siga a banda. Depois... começam a surgir os relatos de problemas "estranhos", ecrãs azuis, restarts e outras coisas afins.
Nada melhor que termos uma fonte adequada aos restantes componentes. Existem vários sites que permitem calcular a potência que a fonte necessita ter.
A Corsair AX860i é uma fonte de alimentação modular que faz parte de uma família que vai até aos 1200W de potência. Neste caso, a fonte fica-se pelos 860W, que serão suficientes até para sistema com duas placas gráficas em SLI. Dentro da caixa encontramos a fonte protegida por um saco de veludo, a documentação da praxe e uma bolsa com a cablagem. A qualidade dos acabamentos é superior, claramente transmitindo uma sensação premium.
Os cabos, como não poderia deixar de ser, são suficientes para alimentar dispositivos em quantidades industriais.
Este fonte tem um rating 80 Plus Platinum, garantia de sete anos, um MTBF de 100 mil horas (mais de 11 anos de utilização ininterrupta), e conectores para 2 floppy drives, 12 SATA, 8 conectores de 4 pinos, 6 PCI-E, 2 EPS e 1 ATX.
A traseira está preparada para ligar o amontoado de fichas e cabos apresentados na imagem em cima.
A COMM PORT deixou-me particularmente curioso. Lá tive de investigar de que se tratava.
O Corsair LINK é uma tecnologia que a marca disponibiliza com os modelos da série AX. Permite controlar as ventoinhas do sistema e fornece informação detalhada sobre o mesmo.
A qualidade tem um preço, e neste caso o selo Platinum, o que equivale a menos calor gerado e ventoinhas mais silenciosas. A destacar a eficiência de 92% com apenas 20% de carga.
A fonte utiliza a tecnologia single-rail, sendo quase possível atingir os 860W através do rail de 12V (71,6A).
Não tive oportunidade de testar esta fonte a fundo, mas nos breves testes que efectuei houve dois aspectos a salientar: a ventoinha sempre muito silenciosa e a disponibilidade da fonte mesmo quando se puxa pelo sistema.
Em idle registei apenas 1W a menos de diferença para uma Corsair VX 450W. Quando puxei pela coisa, com um i7 4770K em overclock, os 228W medidos nem fizeram abanar a coisa.
Claro que se juntar uma placa gráfica de última geração e testar um jogo exigente, o consumo vai subir, mas a AX860i tem sumo suficiente para dar e vender.
Escolher uma fonte de "10€" poderá ser bastante tentadora quando se estão a escolher os componentes para o vosso futuro PC e queiram optimizar o investimento no CPU e GPU. No entanto, se querem evitar dores de cabeça futuras, mais vale olharem para a fonte de alimentação como sendo algo de importância fundamental para que tudo o resto funcione bem.
A Corsair AX860i pode ser encontrada nas lojas nacionais com preços na ordem dos 195€.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)