2013/10/11

Google vai passar a exibir dados dos utilizadores na publicidade


O Google já apresentava o "+1" nos seus anúncios para que se pudesse ver quais os anúncios mais promovidos pelos nossos círculos, mas em breve irá levar esse conceito ainda mais longe (e demonstrar que realmente os serviços gratuitos que nos fornece são porque nos usa como "moeda"). O Google alterou os seus termos de serviço por forma a poder usar os dados dos utilizadores como promoção adicional nos seus anúncios.

Ou seja, se por acaso tiverem feito um review a um restaurante ou feito um "+1" a uma empresa, não se admirem se vierem o vosso nome/foto surgir ao lado dos respectivos anúncios como sendo uma recomendação vossa. Supostamente, os utilizadores poderão dizer que não querem fazer parte deste novo sistema, mas já sabemos que isto é algo que deverá ser activado automaticamente, sem que a maioria dos milhões de utilizadores dos serviços Google sequer tenha conhecimento disto (no caso dos utilizadores menores de idade, ficarão automaticamente excluídos - já para prevenir potenciais problemas).


Actualização: podem desactivar estas "recomendações partilhadas" aqui.

A mim não me admira que o Google queira "facturar" à custa dos utilizadores. Como referi no início, é algo a que se tem que estar disposto em troca dos serviços gratuitos que o Google nos disponibiliza. Este novo caso apenas vem demonstrar de forma mais clara e evidente que as coisas não são realmente tão "gratuitas" como alguns podem ser levados a pensar; e que na verdade somos nós o produto que o Google vende aos anunciantes que publicitam na sua plataforma.

6 comentários:

  1. Para desactivar isto basta ir aqui:
    https://plus.google.com/settings/endorsements?hl=pt-PT

    ResponderEliminar
  2. E vou deixar meter likes em qq empresa ou produto

    ResponderEliminar
  3. "Se por acaso tiver feito um review a um restaurante", não foi realmente um acaso, se escrevi a review foi porque quero que a review seja útil a outras pessoas. "Ou feito um +1 a uma empresa", significa que realmente recomendo essa empresa. Não percebo o drama, mas ok.

    Em defesa do Google, e concorde-se ou não com esta funcionalidade, faltou dizer neste resumo de notícia que os comentários e +1's só aparecerão em publicidade de pessoas que já tivessem a permissão para ver os comentários e +1's originais. Ou por outras palavras, só aparecem ao público geral se a informação inicial já fosse pública.

    É como o recente "drama" dos +1's na timeline dos amigos... quando na realidade é configurável a quem os +1 estão visíveis desde o 1º dia e, estejam na timeline ou não, sempre estiveram visíveis no perfil da pessoa debaixo do separador "+1", caso a pessoa os esteja a partilhar connosco (e aqui aparecem TODOS, não apenas a amostragem que o google faz).

    Já agora, fica a dica de que os likes que vocês possam ter feito sem querer no youtube a vídeos racistas ou de bestialidade à 10 anos são muito provavelmente públicos. Corram já para as settings antes que saia uma notícia de que vão ser recomendados aos vossos familiares...

    ResponderEliminar