2013/10/25

Seene - Captura imagens em "3D" com o teu iPhone


Se ainda no outro dia vimos como a Nokia consegue tirar fotografias refocáveis nos seus Windows Phone, hoje trago-vos uma app igualmente curiosa que permite captar imagens em 3D usando um iPhone.


Este Seene é uma pequena app gratuita para iOS, e que consegue captar imagens tridimensionais recorrendo ao poder de processamento dos equipamentos actuais. O princípio de funcionamento é idêntico ao que é utilizado para criar imagens 3D a partir de duas câmaras/imagens, mas como temos acesso apenas a uma câmara, o processo obriga a um pouco de trabalho manual.

Depois de darem início à captura da imagem, o Seene irá pedir-vos que movimentem ligeiramente o iPhone para os lados e para cima/baixo, até que consiga captar informação suficiente para calcular informação sobre a distância e forma dos objectos. De seguida aplicará a imagem a um mapa em relevo tridimensional que poderão deslocar para ver de diferentes ângulos (se virem na própria app, dá uso aos acelerómetros e giroscópios do iPhone para esse movimento - se colocarem a imagem na web, poderão fazê-lo com o rato, como na imagem que se segue.)

Nem sempre as capturas correm bem, mas nas experiências que fiz, os resultados foram engraçados. Não sei se esta app irá ter sucesso continuado depois do período de curiosidade inicial, mas... isso ficará ao vosso critério. O Seene pode captar imagens 3D nos iPhone 4S e mais recentes (no iPhone 4 só permite ver mas não captar.)

[Seene na App Store]

1 comentário: