2013/10/25

Touchscreen do iPhone 5S tem menos precisão que o de um Galaxy S3


Depois de termos visto que a nível de tempo de resposta aos toques o iPhone é capaz de reagir em metade do tempo de smartphones concorrentes, surge agora um novo teste que vem levantar a questão de até que ponto é que essa velocidade é conseguida à custa da precisão.



Segundo os testes de uma empresa chamada OptoFidelity, que usou um braço robot para tocar nos touchscreens em pontos exactos e ler a resposta dada pelos equipamentos, o touchscreen usado pela Apple nos seus iPhones 5S e 5C tem pior precisão do que o usado pela Samsung no seu Galaxy SIII.

Os pontos verdes indicam uma leitura do touchscreen correspondente a um ponto a menos de 1mm de distância do ponto de toque; os pontos a vermelho indicam uma margem de erro superior a 1mm.


No ecrã dos iPhones apenas uma área que - coincidência ou não - corresponde à zona de toque mais provável com o polegar quando se usa o equipamento com a mão direita, tem elevada precisão; sendo que o resto do ecrã tem baixa precisão. No caso do Galaxy S3, o touchscreen exibe alta precisão em toda a área, excepto nas sempre problemáticas áreas das bordas.

A notícia refere ainda que esta falta de precisão pode ser problemática no caso do teclado, pois as teclas dos extremos ficam nas zonas a vermelho, e que isso complicará a escrita das letra Q e P.



Ora... não seria a primeira vez que o touchscreen dos iPhones apresentava problemas, e que este tipo de pergunta já se coloca há bastante tempo (lembram-se no Nexus One?)

Ainda assim, penso que se esta falta de precisão fosse problemática, já se teria feito sentir a nível de queixas na escrita do teclado virtual do iPhone - sendo que o consenso geral é precisamente o oposto, e que o iPhone se comporta bastante bem, tanto aí como nos outros toques em geral (acertar num pequeno link no meio de uma página web é feito 99.9% do tempo - coisa que não posso dizer no Nexus 4, por exemplo). Mas, isso são coisas que não dependem somente do touchscreen em si, mas sim da inteligência que o sistema aplica no tratamento dessa informação. (Por exemplo, o iOS pode detectar que se estiver suficientemente perto, é um "clique" na zona clicável, em vez de ser "ao lado".) Aliás, as zonas de detecção de cada tecla não correspondem ao desenho da tecla no ecrã e vão variando em função da probabilidade de cada tecla se seguir a outra, coisa que também em muito contribui para o teclado "funcionar bem".

Afinal, estes dispositivos, tanto iPhones como Galaxys, são feitos para serem usados com dedos, que não têm uma área de toque de "1mm" - um dedo facilmente é maior que toda uma tecla, e é toda essa informação que tem que ser processada. Mas continua a ser um teste bem interessante, e só tenho pena de não serem dados resultados de mais equipamentos (Nexus 4, 7, 10, iPad e iPad Mini, etc.)


Mais interessante ainda seria saber se os erros dados pelo touchscreen são constantes ou aleatórios (por exemplo, se um ponto indica estar 2mm para um lado, e na leitura seguinte estar 2mm para o outro; ou se indica estar sempre no mesmo ponto "desviado" 2mm). No caso da leitura ter um desfasamento constante seria algo que facilmente poderá ser compensando por software. No caso de ser leituras aleatórias, então aí já nada se pode fazer... embora também fosse interessante ver este teste feito com uma ponta de toque com dimensão idêntica à de um dedo, para ver se estas variações se mantinham constantes, ou se pioravam/melhoravam.

Dito isto, aqui fica um argumento para os possuidores dos Galaxy S3 poderem "chatear" os amigos que comprarem um iPhone 5S ou 5C! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)