2013/10/26

Cassini mostra-nos Saturno visto de cima


Se procuram imagens "fantásticas" para usar como papel de fundo nos vossos computadores, que tal darem uso a esta imagem de Saturno resultante da combinação de 12 fotos captadas com filtros RGB, e que nos relembra da beleza do nosso pequeno Sistema Solar?

É uma imagem impossível de captar da Terra, uma vez que da nossa perspectiva, nunca é possível apanhar Saturno "visto de cima" como aqui o podemos ver. (E que me fez relembrar uma grande dúvida que eu tinha em criança, sobre porque motivo as órbitas dos planetas no sistema solar estarem todos no mesmo plano - e na altura não tinha internet para me ajudar a descobrir a resposta; e ainda por cima tinha alguns professores que nada contribuíam, havendo até um que dizia que tal não acontecia, porque depois em caso de alinhamento dos planetas a força gravítica combinada dos planetas iria causa uma falha catastrófica do sistema solar - pois... )

Curiosamente, no caso de Úrano, nesse caso não seria complicado tirar uma foto idêntica, já que o planeta está "deitado" e tem o seu pólo norte virado para nós. :)

1 comentário:

  1. Viva Carlos,

    " e na altura não tinha internet para me ajudar a descobrir a resposta" Parece-me que já existiria essa tecnologia analógica designada por livro e até existia uma colecção popular com o sistema solar (cada livro tinha um planeta - até plutão tinha um).

    Quanto ao tal professor só espero que não tenha sido um professor da área de ciências ou mesmo de física...

    ResponderEliminar