2013/11/18

Apple compra PrimeSense - criadores do Kinect original


O negócio parece não estar ainda oficialmente finalizado, mas parece estar praticamente garantido que a Apple vai comprar a PrimeSense, empresa israelita cuja tecnologia foi utilizada para criar a "câmara 3D" do primeiro Kinect usado pela Xbox.

Especialista na área da detecção 3D, é fácil perceber-se o interesse que a Apple terá nesta empresa: não só como sistema de controlo para os seus hipotéticos televisores; como até para interacção gestual em futuros iPads e iPhones (a PrimeSense tem estado a desenvolver sistemas mais apropriados para utilização em equipamentos mobile.) E arrisco-me a dizer que não estará completamente posta de lado a hipótese da Apple usar os seus futuros televisores como uma nova plataforma para jogos, aproveitando o sucesso que o seu iOS tem tido nesta área.

Como sempre, o ponto mais importante para dar uso a esta tecnologia é o software; e nesse aspecto, a Apple é exímia em saber aproveitar a tecnologia já existente, e aplicar uma camada de software que a torne fácil de usar e apelativa aos utilizadores comuns. Se no caso da Xbox o Kinect foi o sucesso que foi (sendo até o produto de consumo que obteve recorde de vendas)... é fácil imaginar o seu potencial caso venha a ser aplicado para fins mais abrangentes.


O sistema utilizado pelos sensores 3D da PrimeSense usado no Kinect original era a da projecção de uma matriz de pontos infravermelhos (invisíveis aos nossos olhos), cuja "distorção" causada pela existência de objectos permite detectar a sua forma e posição no espaço 3D.



Para a nova Xbox One, a Microsoft optou por um novo sensor para o Kinect 2, que usa tecnologia diferente (time of flight), mais aproximada da forma como funcionam os ultra-sons e radar: cada pixel é capaz de medir o tempo que demora desde que a luz é emitida até que chegue.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)