2013/11/25

Intel mostra chip de 64bits para Android


Desde que a Apple revelou o seu novo iPhone 5S e novos iPads com um CPU de 64bits que a pergunta tem sido: quanto tempo demorará para que os Android façam o mesmo? Segundo a Intel... já o podem fazer com os seus novos Atom de 64 bits.


Com a inclusão dos 64 bits nos cores "Silverman" dos Atom, a Intel diz que o desempenho pode aumentar em 40% em apps como o Photoshop; mas que o benefício também se fará sentir mesmo nas apps de 32 bits. O que é certo é que a Intel parece não ter dúvidas quanto à potência dos seus Atom Bay Trail, com gráficos que mostram um desempenho bastante superior aos Tegra 4 da Nvidia e Snapdragon 800 da Qualcomm - e representando uma melhoria de 70% face à anterior geração de Atoms Clover Trail (em Android), e que se distancia ainda mais ao correr Windows, passando para um desempenho cerca de 2.5x melhor.

Bem... isto na teoria e nos gráficos é sempre muito bonito... faltará ver que tal é que as coisas se comportam na prática - e para isso será necessário ver este chip em equipamentos que cheguem às lojas. Uma coisa que a Intel terá a seu favor será o novo runtime ART do Android que irá compilar e optimizar cada app para a arquitectura do equipamento utilizado. Eventualmente... poderá fazer com que os ganhos na plataforma Android se aproximem daqueles que são anunciados para o Windows.

... E importará também analisar que consumos é que toda esta potência causa, para saber se serão realmente concorrenciais face aos restantes chips ARM - um factor que é de importância fundamental, e ao qual a Intel tem vindo a dedicar atenção especial nos últimos tempos.

4 comentários:

  1. Não venham com a arquitectura x86 para a área móvel! Eu recuso-me a comprar disso.

    ResponderEliminar
  2. comprei o asus t100 (já falado aki no forum) trás o processador IntelBay Trail-T Quad Core Z3740 a 1.33GHz e só posso falar bem dele... ate agora sempre tive apple (iphone e ipad) mas acho k vao ser estes processadores a salvar os tablets com windows 8.1 completo, o seu baixo consumo e capacidade de processamento surpreenderam-me, espero que a microsoft acabe de vez com o windows RT pois agora já nao tem razao de existir...

    ResponderEliminar
  3. Carlos, já não é a primeira vez que a Intel faz destas coisas e quando saem para o público, pppfffttt, até desaparecem do mercado após a habitual euforia inicial dos fabricantes!
    O que me admira nestes resultados é a comparação com a apresentação do BayTrail ainda durante o corrente ano - um 1,1 GHz cilindrou AnTuTu com um score de 40.000!
    Comparativamente este deveria ir lá para os 100.000...
    Quando saírem a público veremos mas não tenho qualquer dúvida que estes resultados apenas poderão ser esperados em tijolos com baterias de camião... :-)

    Contudo, até estou a gostar do rumo da Intel que durante cerca de duas décadas de duopólio Wintel está neste momento a responder em desespero a arquitecturas que sempre foram superiores mas que pouca publicidade viam. Com uma grande dose de dúvida vou esperar para ver até que ponto esta "volta" Droidtel/Chromtel é real e verdadeira.

    Por outro lado, a Intel tem realmente tecnologia de ponta já revelada com a subsidiária Altera - não esquecer que a Intel é a maior licenciada ARM e desde há muito tempo - e talvez consiga responder ao mercado mobile e ainda mais importante não perder a importância no sector dos "servidores" que começa a revelar ter ARM como uma enorme ameaça.

    No fundo, venham eles todos para a luta que o público certamente beneficiará.

    @braço.

    PS: já que falaste em ART ainda gostaria de ver um compilador bem adpatado a MIPS Calxeda ou Marvell...

    ResponderEliminar